Parece mesmo que encontrar um espaço onde possa se expressar livremente, sem amarras, tornou-se o grande objetivo de carreira de Xuxa Meneghel.Seduzida por esse discurso, a loira trocou a Globo pela Record em 2015. Mas, diante da falta de competitividade da atração, uma das primeiras providências da emissora foi cercear a liberdade da apresentadora, que hoje grava o seu programa com antecedência.
Mas fazendo-se valer de um “mantra” que sempre repetiu na televisão – querer, poder, conseguir – Xuxa anunciou recentemente que vai lançar um canal no YouTube. Em sua página oficial no Facebook, a apresentadora festejou a liberdade que terá na nova plataforma. “No meu canal sim, eu posso tudo. Espero todos vocês lá”, decretou, em postagem feita na tarde de ontem (05).
Ainda que o leitor tenha uma sensação de dejávu, esta parece ser uma decisão acertada. Isto porque a “Xuxa da internet“, aquela que é gente como a gente, é infinitamente mais popular que a apresentadora da TV Record. Basta lembrar da estrondosa repercussão de um vídeo que ela gravou para o canal do grupo do “Porta dos Fundos”, onde uma telespectadora não a reconhece quando recebe sua visita.
Depois, veio o convite da Netflix para estrelar um vídeo promocional de “Stranger Things”, no qual a apresentadora brinca, sem pudor algum, com boatos e situações que marcaram a sua carreira, como o tão alardeado pacto com o diabo e a boneca do mal.
A isto, somam-se os vídeos antigos do “Clube da Criança” (TV Manchete, 1983) e “Xou da Xuxa” (TV Globo, 1986), que, em tempos de compartilhamento instantâneo pelas redes sociais, transformaram Xuxa em uma fábrica de memes. Atire a primeira pedra o leitor que nunca usou o “Ahan, Cláudia. Senta lá!” pelo menos uma vez na vida. O detalhe é que quase três décadas mais tarde descobriu-se que o verdadeiro nome da criança em questão nem era Cláudia, e sim Érica…
Mesmo quando falou sério – ao criticar o comportamento de Justin Bieber em sua passagem pelo Brasil, ou no instante em que se recusou a participar do Desafio do Gelo, em prol dos pacientes com esclerose lateral amiotrófica – Xuxa conquistou o apoio de boa parte da plateia. É um comportamento bem mais maduro em comparação com a Xuxa dos primórdios do Twitter, que discutiu com internautas por causa da “sena” de Sasha. (Parênteses para lembrar da célebre resposta de Xuxa neste episódio: “Fui. Vocês não merecem falar comigo, nem com meu anjo!”). Ao menos na vida real, Xuxa já desceu de seu pedestal e aprendeu a rir de si mesma, o que é ótimo para a sua imagem.
Por tudo isso, se bem gerenciado, o canal no YouTube pode se converter em uma importante virada na carreira de Xuxa, agregando novos admiradores. Mas ao mesmo tempo em que se mostra cada vez mais atenta às novas tecnologias e se beneficia dos novos recursos para se aproximar do seu público, a mesma Xuxa deve encontrar um tempo para se questionar por que a Xuxa da TV é tão mais apagada que a da internet? O que não está dando certo? Dias atrás, o colunista Flávio Ricco noticiou que Xuxa está em busca de um nome de peso para gerenciar sua carreira. Este pode ser mais um passo para essa renovação tão importante e necessária. Mas quem acompanha a carreira da loira sabe o quanto ela pode ser cabeça-dura. Aceitar ideias alheias e aprender a ceder também fazem bem, viu Xuxa?