As equipes da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal da Saúde, já realizaram 1.407 inspeções em trios elétricos, carros de apoio, camarotes e balcões de alimentação, além de outras unidades do comércio formal e informal de alimentos. Nos primeiros três dias da festa, 431 estabelecimentos flagrados com alguma irregularidade receberam notificações. Foram registradas ainda 12 apreensões e 11 interdições. O objetivo do trabalho da VISA é garantir que os produtos consumidos pelos foliões sejam de boa qualidade, evitando surtos alimentares e intoxicações causadas pelo consumo de itens sem as adequações sanitárias exigidas por lei.
Durante todos os dias da festa, equipes da VISA se dedicam aos veículos da folia. Ao menos 68 trios elétricos e seus respectivos carros de apoio foram inspecionados na fila de espera para desfilar nos circuito Osmar (Campo Grande) e Dodô (Barra/Ondina). De acordo com os fiscais, em geral, os representantes dos blocos e demais organizações que fazem a festa já assimilaram as medidas preventivas repassadas pela Vigilância por meio de ações educativas realizadas antes do Carnaval.
Os camarotes e estabelecimentos do comércio informal também foram inspecionados. 22 lanchonetes foram notificadas, com apreensão de produtos em quatro delas.
Atuação – Durante as inspeções são verificadas as condições diversos ambientes nos veículos, como bares, lanchonetes, banheiros e o posto médico – ambos obrigatórios –, com o objetivo de certificar as perfeitas condições de higiene, bem como a exposição e o acondicionamento dos alimentos e bebidas. Nos postos de saúde as equipes observam a habilitação dos profissionais – geralmente um médico, um enfermeiro e/ou um técnico de enfermagem. Além disso, é obrigatória a presença no local de medicações com prazo de validade em vigência, kit de primeiros socorros, cilindros de oxigênio, desfibrilador e extintor de incêndio.