Buscando atender usuários que necessitam de acesso rápido aos principais destinos de viagens da capital baiana, como aeroporto, rodoviária, shoppings, hospitais, universidades, escolas, teatros e outros equipamentos urbanos, os ônibus do sistema Connect Bus já transportaram 11 mil passageiros nos primeiros dias de funcionamento, o que é considerado um sucesso pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob).
Os veículos executivos, apresentados no dia 14 de abril passado à imprensa, fazem uma conexão rápida entre bairros populosos e importantes locais de fluxo intenso da cidade, beneficiando trabalhadores, clientes em compras, pessoas que buscam atividades de lazer ou geradores de negócios, oferecendo conforto, agilidade e praticidade aos usuários. De acordo com o titular da Semob, Fábio Mota, a demanda pelo serviço nos primeiros dias superou as expectativas. “A aceitação por parte da população tem sido muito boa. Completamos este período inicial com uma procura acima do esperado, e com uma surpreendente média diária de usuários”, disse.
Ainda segundo o secretário, a maior procura do serviço tem sido pela linha que cobre o percurso entre o Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães e o Centro Histórico. “A segunda linha ativa neste início de operação (Salvador Shopping/Centro Histórico) ainda tem procura relativamente baixa. Mas isso deve ser sanado em pouco tempo”.
De acordo com Fábio Mota, ainda esta semana terá início um trabalho de divulgação maciça do serviço nos shoppings da capital baiana, com o objetivo de tornar o Connect Busmais conhecido e aumentar a procura pelo transporte. “O serviço já é sinônimo de sucesso, e a tendência é de crescimento, à medida que o sistema se torne conhecido pela maioria da população”.
O Connect Bus teve funcionamento iniciado no dia 15 de abril. Trata-se de um serviço diferenciado de ônibus executivos que, além do conforto, oferece aos ocupantes ar-condicionado, poltronas acolchoadas, bagageiro, serviço de internet sem fio gratuito e equipamento de captura de sinais GPS. Atualmente, estão em atividade os primeiros 17 de um total de 48 veículos que vão compor o sistema ao longo deste ano.
Por se tratar de um serviço que proporciona conforto e comodidade aos usuários, conta também com uma tarifa diferenciada em relação à praticada no transporte convencional, com o valor de R$ 5, sendo que os veículos estão disponíveis para os usuários em intervalos de 20 e 30 minutos, aproximadamente. As demais linhas passarão a operar em datas a serem definidas pela Semob, e serão administradas pelas três concessionárias de transporte público que atuam hoje na cidade: Salvador Norte, Plataforma e OT Transporte.