A líder do PT na Câmara Municipal de Salvador e presidente da Comissão de Reparação da Casa, Vânia Galvão, discutiu sobre empregabilidade dos cidadãos em situação de rua durante evento promovido pela Defensoria Pública, na tarde desta quarta-feira, dia 03, no auditório da Escola da Defensoria Pública (Esdep), no Canela. “Precisamos criar condições para que a população em situação de rua possa usufruir de serviços básicos que assegurem a cidadania. O acesso ao trabalho e aos demais direitos sociais deve ser adaptado ao acúmulo de vulnerabilidade de cada pessoa, de cada grupo social”, afirmou a parlamentar.
Durante evento, denominado Conversa de Rua, que contou com a presença da coordenadora do Movimento da População em Situação de Rua, Maria Lúcia Pereira, e das Defensoras Públicas, Dra. Eva Rodrigues e Dra. Fabiana, a líder do PT ressaltou a importância do projeto de sua autoria, aprovado no ano passado pela CMS, que propõe o estabelecimento de um percentual dos postos de trabalho nas licitações do governo do Estado, da Prefeitura e da própria Câmara para ser preenchido por pessoas em situação de rua. O projeto está disponível no Blog da Vaninha (http://vaninhapt.blogspot.
Na ocasião, membros do movimento Euzaria apresentaram a proposta do Selo Empresa Amigo da Rua, que tem o objetivo de incentivar a inserção de cidadãos em situação de rua no mercado de trabalho. “Esta é uma inciativa de extrema importância para sociedade porque é inclusiva e promove o Direito à Cidade a esse segmento social”, ressaltou. A líder do PT destacou também que os poderes executivos Municipal, Estadual e Federal devem se sensibilizar para a questão. “Por isso estamos conversando com diversos setores públicos, buscando a aplicabilidade do nosso projeto”, frisou Vânia Galvão.