Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email
Muro da Escola Municipal Francisco Leite - Foto Central das Creches do Brasil
Muro da Escola Municipal Francisco Leite – Foto Central das Creches do Brasil

Após denúncias da Central das Creches do Brasil sobre a agressão a um estudante de 12 anos, por outros quatro adolescentes dentro da Escola Municipal Francisco Leite, no Bairro de Águas Claras, a vereadora Vânia Galvão, líder do PT na Câmara Municipal de Salvador, e presidente da Comissão de Reparação, cobra a presença da Guarda Municipal na unidade, além das intervenções físicas necessárias para assegurar aos alunos o direito à educação. “Inadmissível que o prefeito ACM Neto feche os olhos para esta questão, ele vai à mídia exigir ação do governo, que está atuando intensamente, mas não oferece infraestrutura mínima dentro das escolas; os estudantes estão sendo agredidos onde deveriam estar protegidos”, observa.

Conforme informa o presidente da Central das Creches, Clériston Silva, o ato ocorreu há cerca de duas semanas. Segundo ele, três dos agressores estão matriculados da unidade e o quarto entrou facilmente. “O prefeito tentou abafar o caso, mas pais dos alunos nos procuraram para denunciar. A escola só conta com um vigia, o muro é baixo e ainda tem um buraco, por onde passam adolescentes ligados a facções criminosas e cometem delitos lá dentro da escola, como neste caso”, atesta. O presidente denuncia ainda que não há um guarda municipal na escola, “que deveria zelar pelo patrimônio público”. Segundo Clériston Silva, a Polícia Militar faz as operações de rotina diariamente no entorno da unidade. “Os pais estão em pânico, precisamos de uma providencia urgente”, observa.

Clériston diz que a escola tem cerca de 10 mil metros quadrados e atende aproximadamente a 300 crianças do ensino fundamental I e II.  “Já não contamos com creches, e agora não estamos tranquilos com nossas crianças na rede municipal, por isso pedimos a intervenção da vereadora Vânia Galvão para cobrar que a prefeitura cumpra seu papel”, atesta o presidente. “Será que o governador vai ter que intervir na área de atuação do município? Será que terá que colocar policiais dentro das escolas municipais, porque o prefeito ACM Neto não consegue manter a ordem nas unidades?” questiona.

Audiência – O presidente da Central das Creches informa que a temática Segurança nas Escolas Municipais será debatida nesta segunda-feira, dia 23, em uma audiência na Escola Nelson Barros, no Bairro de Cajazeiras X, a partir das 9 horas. Participarão do encontro, aberto a toda a população, representantes do comando regional geral das polícias Militar e Civil, do Ministério Público Estadual e lideranças comunitárias de toda a região. Também serão pautas de discussão, a questão das creches e a evasão escolar na rede municipal de ensino.

You may also like