Comemorar o aniversário da Universidade do Estado da Bahia é celebrar uma trajetória marcada pela atuação social e contribuição efetiva para o desenvolvimento da Bahia. São 34 anos de dedicação à expansão, interiorização e consolidação da educação superior pública de qualidade, o que significa concretamente a ampla oferta de cursos de graduação (bacharelado e licenciatura) e pós-graduação (lato e stricto sensu) nas modalidades presencial e à distância; a formação de professores todo o estado; a pesquisa, o desenvolvimento de produtos, patentes e tecnologias; as políticas de ação afirmativa, a extensão e o permanente diálogo com a sociedade. Atuações fortemente alinhadas às demandas e projetos estratégicos dos territórios de identidade, por meio da execução e qualificação de processos formativos.
Hoje, é um momento especial, sobretudo, para agradecer todas e todos que constroem a UNEB no seu cotidiano, e para defender a valorização da sua comunidade acadêmica – técnicos universitários, discentes e docentes – com políticas de qualificação, capacitação, inclusão, permanência e democratização das suas atividades profissionais e formativas.
Nesta data, é fundamental também registrar o firme e constante posicionamento da UNEB na defesa do caráter público, gratuito e socialmente referenciado desta Universidade, especialmente no atual cenário político nacional de ameaças aos direitos constitucionais e de ataque ao Estado Democrático.