Depois da repercussão do debate dos presidenciáveis, a TV Band será a primeira emissora no estado a realizar um debate com os candidatos ao governo da Bahia. A sabatina acontece nesta quinta-feira, dia 16, a partir de 22h, e, seguindo a mesma linha do debate nacional, contará, além da TV Band (canal 7.1), com transmissão simultânea via rádio, pela Rádio BandNews FM (99,1), e internet, através do portal band.com.br/bahia, do canal youtube.com/bandbahia e da página da emissora no Facebook.
Estão confirmadas as participações da candidata Célia Sacramento (Rede) e dos candidatos João Henrique (PRTB), João Santana (MDB), José Ronaldo (Democratas), Marcos Mendes (PSOL) e Rui Costa (PT). Tendo como mediadora a âncora da emissora, a jornalista Carolina Rosa, o embate será dividido em cinco blocos e tem previsão de 2h de duração.
“A Band busca realizar os seus debates com a mesma credibilidade, isenção e responsabilidade que traz no jornalismo diário. Saímos na frente, mais uma vez, propondo esse primeiro embate entre os candidatos e transmitindo-o, simultaneamente, em diversas frentes de forma a facilitar o acesso dos eleitores às propostas e à escolha do voto”, destaca Augusto Correia Lima, diretor regional da Band Nordeste.
Com o debate dos presidenciáveis, realizado no início de agosto, a Band alcançou 8 pontos no Ibope, com média de 6,2, considerado um sucesso de audiência. A transmissão tornou-se o evento ao vivo mais assistido da história do YouTube no país, superando a marca das 390 mil visualizações simultâneas.
“A Band mantém a tradição de realizar o primeiro debate na TV entre os candidatos ao governo da Bahia. É a primeira vez que a maioria dos eleitores vai poder comparar os candidatos e suas propostas para decidir em quem votar. É uma verdadeira largada para a corrida eleitoral”, afirma Zuleica Andrade, diretora de jornalismo da emissora.
Blocos do debate
O primeiro bloco será dedicado à apresentação dos candidatos, com 30 segundos para cada, que seguirá ordem sorteada previamente. Em seguida todos os candidatos responderão a uma pergunta comum feita a partir de sugestões de telespectadores. O tempo de resposta será de dois minutos para cada. No segundo bloco, será a vez do embate candidato x candidato, também em ordem definida previamente por sorteio. Os candidatos escolhem quem responderá a sua pergunta e têm 30 segundos para a questão. Cada candidato pode responder até duas vezes e terá dois minutos por resposta. Réplica e tréplica terão um minuto cada.
No terceiro bloco, jornalistas e colunistas da Band sabatinarão os candidatos com seis perguntas. Um candidato é sorteado a responder e outro sorteado a comentar cada uma delas. Novamente, as perguntas serão feitas em 30 segundos e respondidas em até dois minutos, com réplica e tréplica de um minuto. Um novo embate entre os candidatos marca o quarto bloco. Dessa vez a ordem de quem pergunta é pré sorteada e escolha de quem responde é livre. O mesmo candidato não pode ser perguntado mais de duas vezes e ficam mantidos os mesmos tempos de pergunta, resposta, réplica e tréplica das rodadas anteriores. No quinto bloco, por fim, os candidatos fazem suas considerações finais, seguindo a ordem de apresentação inversa ao bloco inicial, com tempo máximo de fala de dois minutos.
Debate TV Band Bahia
TV Band Bahia – Canal 7
Data: 16 de agosto (quinta-feira)
Horário: 22h
Mediação: Carolina Rosa
Candidatos confirmados: Célia Sacramento (Rede), João Henrique (PRTB), João Santana (MDB), José Ronaldo (Democratas), Marcos Mendes (PSOL) e Rui Costa (PT).
Informações para credenciamento:
Os jornalistas interessados na cobertura do debate devem enviar – até às 16h da quarta-feira (15) -, um e-mail com o título CREDENCIAMENTO DEBATE BAND para o endereço imprensa@viapress.com.br. O e-mail deve conter NOME DO VEÍCULO, NOME DO PROFISSIONAL, DOCUMENTO DE IDENTIDADE e TELEFONE PARA CONTATO. A princípio o credenciamento será limitado a dois profissionais por veículo, mas cada caso pode ser avaliado, a depender da lotação dos espaços dedicados à imprensa e da necessidade dos veículos. Na emissora, a imprensa será alocada em uma área externa e contará com uma sala de apoio. Não serão, no entanto, disponibilizados computadores. O acesso ao estúdio será limitado a apenas um fotógrafo ou cinegrafista por veículo minutos antes do debate.