A travessia marítima do sistema Salvador-Mar Grande retomou as operações nesta quarta-feira (24), depois de passar três dias dias sem funcionar, devido ao mau tempo e às condições desfavoráveis de navegação na Baía de Todos os Santos. Também voltam a operar normalmente, fazendo viagem direta e sem conexão, os catamarãs da travessia Salvador-Morro de São Paulo. As escunas de turismo, que também estavam paradas desde domingo, retomam as operações normais, atendendo aos baianos e turistas do tradicional passeio pelas ilhas da Baía de Todos os Santos.
O que prejudica a travessia Salvador-Mar Grande hoje não é o mau tempo, mas o período de maré baixa prolongada. As embarcações operaram normalmente até às 8h, quando iniciaram uma parada forçada pela maré baixa, que vai até às 10h30. Pelo mesmo motivo, as operações hoje serão encerradas às 18h30, nos dois sentidos. Em Salvador, normalmente o último horário seria às 20h. Com maré baixa, a travessia Salvador-Mar Grande sempre é obrigada a fazer paradas, já que o Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, não tem condições de operar devido à pouca profundidade do canal de navegação. Quando retomar as operações, às 10h30, a travessia estará com oito embarcações em tráfego e fazendo horários de saída dos terminais de 30 em 30 minutos.
Morro de São Paulo Opera Sem Restrições – Os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo, que vinham operando desde domingo fazendo conexão em Itaparica, vão fazer a viagem direta hoje, já que as condições de navegação no percurso entre a capital e a Ilha de Tinharé melhoraram. Os catamarãs saem para o Morro às 9h, 10h30, 13h e 14h30. No sentido inverso, 9h, 11h30 e 15h. Para os baianos e turistas que vão fazer o tour pelas ilhas da Baía de Todos os Santos, as escunas zarpam do Terminal Náutico às 9h, fazem paradas na Ilha dos Frades e em Itaparica, e retornam às 17h30.