A notícia de que o Subúrbio Ferroviário de Salvador terá um Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil), veiculada nesse início de semana, foi comemorada pelo Vereador Orlando Palhinha (DEM), que lembrou, em suas redes sociais, a luta antiga que ele vem travando em busca da implantação de uma Universidade nessa região da cidade.
O parlamentar afirmou que ainda em 2005, indicou ao governo do estado, um estudo de viabilidade para implantação de uma universidade no subúrbio de nossa capital, por meio do projeto 159/2005. No ano seguinte, uma outra indicação, no mesmo teor, foi emitida pelo edil ao governo e à prefeitura (projetos 76 e 77/2006). “Desde então, tenho batalhado muito para implantar um Campus da UNEB na região do Subúrbio e não cessarei minha busca, que visa melhorar o acesso da população ao ensino superior e, consequentemente, sua inserção no mercado de trabalho”, afirmou Palhinha.
As inscrições para o Vestibular 2017/2 via Enem para cursos oferecidos na modalidade a distância (EaD) ocorreram até o dia 30 de junho. Este será o primeiro ano de oferta dos cursos no Polo UAB do Subúrbio de Salvador, que está instalado do Colégio Estadual Nelson Mandela, em Periperi. A unidade deve receber sete opções de curso, contemplando a comunidade do entorno. O Polo UAB do Subúrbio foi instalado pelo Instituto Anísio Teixeira, em parceria com a Uneb.