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O trânsito na Avenida Afrânio Peixoto, a popular Suburbana, passará por uma grande transformação que promete melhorar o fluxo de veículos na via, aumentar a segurança de pedestres e condutores e viabilizar o acesso de ciclistas, com intervenções em dez pontos num trecho de 13 quilômetros. Segundo a prefeitura, o investimento será de R$ 30 milhões, com entrega das obras prevista para abril.

Serão licitadas as requalificações de nove pontos críticos na via levantados pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), autarquia vinculada à Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). A décima mudança que irá melhorar o fluxo na via já está com obras em execução, no bairro de Plataforma.

Projeto
Parte do recurso será empregada no redesenho das estruturas que ordenam o trânsito (principalmente rotatórias), na sinalização e na ampliação da segurança do pedestre e do ciclista e na implantação de baias nas paradas de ônibus que devem reduzir o impacto do transporte público na fluidez do tráfego. O projeto ainda prevê, em alguns locais, novos abrigos e recuperação das calçadas em pontos de ônibus.

Além de promover maior bem-estar aos pedestres (é grande a movimentação de transeuntes na região), a prefeitura promete ampliar a fluidez que os motoristas têm na avenida (são poucos os pontos de retenção) e dar maior segurança nas manobras de retorno e acesso das vias marginais.

Ciclovia
Algumas das intervenções vão atender todos os 13 quilômetros da Suburbana, como o recapeamento asfáltico, nova sinalização de trânsito e a reforma do canteiro central, que será alargado para ganhar uma ciclovia em toda a extensão. Alguns modelos de ciclovia foram estudados pela prefeitura, foi adotado um projeto em que a separação com a pista acontece com a elevação do terreno que servirá de caminho para as bikes.

A faixa para os ciclistas terá pouco mais de dois metros de largura, com sinalização a cada 30 metros. Já as faixas de pedestre que contam com semáforos e não estiverem em cruzamentos serão elevadas, como uma espécie de um redutor de velocidade comprido (são conhecidas como lombofaixas). Segundo a Semob, o plano de melhorias inclui – numa parceria com a Secretaria de Ordem Pública (Semop) – o aumento do controle sobre a ocupação e o uso desordenado das calçadas pelo comércio informal na área.

Licitação
O processo licitatório da obra deve começar no próximo dia 24 de agosto e durar cerca de um mês. Com início das obras no final do mês de setembro, a prefeitura promete entregar as intervenções prontas até o final de abril. “Vai dar para o trânsito e as obras conviverem. Todas as intervenções serão estudadas e a necessidade de alguma mudança, principalmente nos retornos, será comunicada”, garante Fabrizzio Muller, superintendente da Transalvador.

Sem os gastos com recapeamento, as obras em nove pontos da Suburbana devem custar R$ 13 milhões. O valor não inclui as obras do Largo do Luso, em Plataforma, que já estão em execução por conta de um contrato já vigente com a Transalvador.

As obras no local foram iniciadas em junho e seguem até outubro. Quem precisa passar pelo largo para seguir para os bairros de Plataforma, Rio Sena ou Alto da Terezinha enfrenta engarrafamentos frequentes, segundo os moradores. A ideia é desativar a rotatória e criar dois outros retornos – um na altura do Parque São Bartolomeu e outro no Posto Gameleira, distantes 1,5 quilômetro do atual ponto caótico. As obras estão orçadas em R$ 800 mil.

Fonte: Alexandro Mota / CORREIO

 

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