Além do debate sobre conscientização e preservação na passagem do Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira (22), o deputado federal Jorge Solla (PT-BA) aproveitou a data para alertar sobre a “intenção do governo golpista” de privatizar a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), assim como ocorreu com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), através do modelo de Parceria Público-privada (PPP).
Para Solla, impulsionar uma nova onda de privatizações e entrega do patrimônio público é parte central da política econômica do governo de Temer.
“É inquestionável que os golpistas, que tomaram o país de assalto, querem entregar ‘a preço de banana’ o que sobrou da nossa economia. Eles pretendem avançar na privatização das empresas de água e saneamento e a Bahia está na mira. A Cedae, do Rio de Janeiro, foi privatizada por causa das pressões do governo federal. Em todo o mundo, mesmo os países mais liberais não privatizam a água porque é um setor estratégico para a soberania de qualquer povo. Mas os golpistas daqui já demonstraram que não devemos duvidar que eles são capazes dos maiores absurdos”, criticou Jorge Solla.
No processo de renegociação das dívidas dos estados brasileiros, o governo federal impôs contrapartidas aos estados que aderirem ao programa. A privatização das companhias de saneamento foi uma das condições bancadas por Michel Temer. Apesar da intenção, o governador da Bahia, Rui Costa, descartou qualquer possibilidade de privatizar a Embasa. “Nunca foi, não é e nunca será minha intenção”, afirmou, durante evento em novembro de 2016, com cerca de 4 mil alunos da rede estadual, no Estádio de Pituaçu.
Conscientização
O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo uma data de conscientização, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, contidas no capítulo de ‘Recursos hídricos’ da Agenda 21.
Líderes de países foram convidados a realizarem no dia 22 de março atividades concretas que promovam a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e a implementação das recomendações propostas pela Agenda 21.