Em reunião nesta quinta-feira (30) com o presidente da Conab, Francisco Bezerra, o deputado federal Jorge Solla (PT-BA) cobrou a retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Instituído no governo Lula, o programa consiste na compra dos alimentos produzidos na agricultura familiar diretamente dos produtores, associações e cooperativas e são destinados à formação de estoques governamentais ou à doação para as pessoas em situação de insegurança alimentar.
“A continuidade do programa é fundamental para a agricultura familiar, mas também para que o governo tenha estoque para enfrentar a seca que se aproxima com força neste ano, em que choveu muito pouco. Haverá a necessidade de distribuição de alimentos nas regiões mais críticas e o PAA é de grande importância”, destacou o petista.
Presente na reunião, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, também cobrou a ampliação do estoque de reserva para o enfrentamento da seca. “É um elemento crucial para os municípios do interior da Bahia, para evitar a fome, a seca está começando agora”, disse.
O presidente da Conab comprometeu-se, de imediato, em viabilizar a doação de suco de laranja produzido pela agricultura familiar em Sergipe para o interior do estado, que será servido na merenda escolar. Sobre o PAA, afirmou que o programa será retomado até o fim de abril. “Os recursos caíram, mas está para ser liberada a dotação orçamentária. A Conab é um braço executor do governo, mas precisa de recursos para executar”, afirmou.
Também cobraram a distribuição de cestas básicas na reunião o prefeito de Miguel Calmon, Caca, e os secretários de agricultura de Bom Jesus da Lapa e Serra do Ramalho, Marcio Haiala e Erlando de Souza, respectivamente. O deputado Sérgio Brito (PSD-BA) também participou da reunião.
SEDE DA CONAB
O encontro encaminhou também a transferência para Bom Jesus da Lapa da central de armazenamento da Conab, hoje instalada em Santa Maria da Vitória. “Temos uma estrutura da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), que aceita ceder sem ônus, que está sem uso e é moderna, com câmara fria, balanças, uma estrutura muito superior à da atual sede, que está sucateada”, ponderou Euros. O presidente da Conab se comprometeu a contatar a Codevasf para pedir a cessão do imóvel e, finalizado este processo, realizar a transferência da sede.