Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Os usuários do programa Primeiro Passo já podem consultar a própria situação cadastral de forma on-line. A Secretaria Municipal de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) disponibilizou uma ferramenta no link www. primeiropasso. salvador. ba. gov. br, com a finalidade de não interromper o acesso às informações dos beneficiários.

A iniciativa ocorre após o serviço ser suspenso presencialmente nas Prefeituras-Bairro, em virtude da necessidade das medidas de distanciamento social em vigor para barrar a proliferação da Covid-19.

Antes, o cidadão inscrito no programa tinha que recorrer a uma das dez unidades administrativas (Centro/Brotas, Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Itapuã, Cidade Baixa, Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Pau da Lima e São Caetano/Liberdade) munido de documentos de identificação, inclusive da criança que é diretamente beneficiada pelo Primeiro Passo, além de comprovante de residência atualizado.

Agora, basta acessar o site do Primeiro Passo, clicar no campo “Pesquisar” e informar o CPF para verificar informações como a data de contemplação do benefício ou se o usuário está ou não ativo. De acordo com a SPMJ, atualmente, o programa conta com 18.320 titulares cadastrados (pais/responsáveis) e 19.823 dependentes (crianças).

Histórico – O Primeiro Passo foi criado em 2014 e concede auxílio financeiro mensal de R$65 para cada criança em idade de creche e pré-escola (até 5 anos de idade), que não esteja matriculada nas unidades de ensino da rede municipal ou conveniadas, por falta de disponibilidade de vagas ofertadas.

As famílias beneficiárias devem estar ativas no programa Bolsa Família, do governo federal, e obedecer a algumas premissas para se manterem aptas a receber o auxílio municipal, que envolvem ações e encontros organizados pela SPMJ, Secretaria Municipal da Educação (Smed) e Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Devido ao atual cenário da pandemia, no entanto, os compromissos presenciais foram suspensos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like