Rever a nova perícia dos aposentados por invalidez do extinto Baneb. Foi o principal ponto de pauta da reunião que o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, acompanhado do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA), teve nesta quarta-feira (16/09), com o ministro da Previdência Social, Carlos Gabas.
Recentemente, uma denúncia anônima enviada à Previdência Social alegou possíveis irregularidades na concessão de benefícios aos aposentados por invalidez e pode levar o INSS a suspender o pagamento das aposentadorias.
De acordo com o presidente do Sindicato, Augusto Vasconcelos, “alguns aposentados estão sendo obrigados a retornarem ao trabalho mesmo após 20 anos de afastamento por causa de supostas fraudes na concessão de benefícios. Não existe investigação criteriosa e a Previdência já convocou esse grupo para fazer novas perícias”.
Falta critério justo nas perícias, o que tem prejudicado, e muito, os trabalhadores. O ministro ficou de analisar a demanda do Sindicato. O presidente aproveitou a oportunidade para expressar o posicionamento contrário da entidade à proposta de elevação da idade e do tempo de serviço para concessão da aposentadoria.