Na próxima terça-feira (27/06), às 18h, o Plenário Cosme de Farias, da Câmara Municipal de Salvador será palco para uma homenagem à obra do pesquisador Guilherme Theodoro Pereira de Mello (1867-1932). O tributo será realizado numa sessão especial proposta pelo vereador Sílvio Humberto (PSB) e celebra a passagem dos 150 anos do homenageado.
Sílvio Humberto, que é presidente da Comissão de Cultura da Câmara, justifica que a atividade atende a um pleito de pesquisadores da área musical, que tem em Guilherme de Mello uma referência para a pesquisa sobre o tema no período colonial e pós-colonial. “O cotidiano do nosso mandato é uma construção coletiva. Portanto, recebemos esta solicitação e entendemos que a relevante contribuição do estudioso para o cenário musical da época, justificava a homenagem”, afirmou o vereador.
Obra referencial
Mello é autor da obra ‘A Música no Brasil’. Segundo o pesquisador Gustavo Frosi Benetti, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), trata-se do “primeiro livro sobre a história da música no País”. A obra foi publicada em 1908 e tem servido de referência para pesquisas sobre o tema. O foco da obra de Mello foi a música no período colonial até o primeiro decênio da República.
De acordo com Benetti, “até o presente momento não se encontrou estudo detalhado sobre o livro e seu autor, cuja biografia é praticamente desconhecida, exceto por alguns breves parágrafos em enciclopédias e dicionários específicos”.
A referida sessão especial, portanto, tem como um de seus objetivos dar mais visibilidade à obra de Guilherme de Mello, assim como fomentar as discussões sobre o tema.
SERVIÇO
O que: Sessão Especial em homenagem à obra do pesquisador Guilherme de Mello (1867-1932);
Quando: Terça-feira (27/06), às 18h;
Onde: Plenário Cosme de Farias, da Câmara Municipal de Salvador – Praça Tomé de Souza, s/n – Centro.