‘Intoxicação por lítio’ é o tema da sessão integrada de psiquiatria e clínica médica do Hospital Geral Roberto Santos, no próximo dia 13, às 7h30. A ação, que tem parceria com o Hospital Juliano Moreira (HJM) e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), acontece quinzenalmente, sempre às segundas-feiras, no auditório do edifício anexo ao HGRS.
Os encontros, de acordo com o médico Lucas Argolo – coordenador da psiquiatria do HGRS –, têm objetivo de discutir os casos atendidos pela psiquiatria focalizando nos aspectos de interface com as outras especialidades médicas. Voltadas, obrigatoriamente, para os residentes de ambas as especialidades, as sessões integradas são realizadas com as preceptorias também dos dois serviços.
“A sessão integrada da psiquiatria possibilita o aperfeiçoamento das práticas de saúde para pacientes com demandas psiquiátricas dentro do hospital geral. É um espaço para estudo, revisão e reflexão”, explica Lucas.
O coordenador lembra, ainda, que, apesar de ser destinada a estudantes, a atividade é aberta ao público: “toda equipe do hospital é convidada a aprender e refletir sobre as demandas psiquiátricas. Espera-se, então, que isso tenha impacto marcante na redução de estigmas, na melhoria do acesso e nas boas práticas de saúde junto aos que sofrem de algum transtorno mental”.
Próximo tema – Após o feriado de Carnaval, a atividade será retomada no dia 13 de março, com o tema ‘Síndromes psiquiátricas e deficiência de vitamina B12’. Horário e local não sofrem alterações.