Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Sessão de filme marca Novembro Negro no CSU NordesteLição de vida e superação foram os temas centrais do filme americano Treino para a vida, exibido hoje (24), no Cine Negro, no Centro Social Urbano (CSU) do Nordeste de Amaralina, equipamento da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social), continuando as atividades em alusão ao Novembro Negro.

Inspirado em uma história real, o longa conta a história de um técnico de basquete empenhado em transformar seusjogadores desmotivados em vencedores, tantos nos jogos como em suas vidas, mostrando aos jovens um futuro longe da prisão e gangues, única realidade que conheciam.

A estudante Emilly Tourinho identificou a realidade do seu bairro com o filme. “No Nordeste de Amaralina muitos jovens entram na marginalidade por não terem uma perspectiva de vida”, disse. Para a estudante, “as atividades de inclusão socialajudam as pessoas a serem melhores, a respeitarem umas às outras e a terem uma perspectiva do futuro”, completa.

Segundo a estagiária de Serviço Social do CSU, Michele Coelho, “a exibição do filme teve como propósito que os jovens identificassem a realidade do bairro com a do filme, e refletissem sobre a importância da coletividade, da responsabilidade e do respeito”, concluiu.

Feira da Saúde – Simultaneamente com o Cine Negro, o CSU realizou uma feira da saúde, em parceria com o curso de Técnica de Enfermagem da Escola de Formação Técnica em Saúde, que teve como objetivo orientar a comunidade do Nordeste de Amaralina como descartar corretamente o lixo e mostrar o impacto ambiental causado pelo lixo descartado de forma inadequada. Na feira, os expositores mostraram algumas doenças vinculadas ao lixo e suas consequências, a exemplo da hepatite A, diarreia, dengue e leptospirose.

A feira foi ideia dos alunos do curso que moram na região, por observarem que um dos problemas do local é a maneira como as pessoas jogam seus lixos. Como profissionais de saúde e moradores do bairro, os técnicos de enfermagem sentiram a necessidade de informar à população para que haja uma transformação da comunidade na maneira de pensar e agir”, informou a coordenadora do curso de Técnica de Enfermagem da Escola de Formação Técnica em Saúde, Consuelo Fraguas.

As homenagens ao Novembro Negro continuarão durante a semana com vários eventos. Amanhã (25), o CSU Nordeste oferecerá consulta de cardiologia com exame de eletrocardiograma, na quinta (26), terá consulta com ginecologista e proctologista. E no encerramento, sexta-feira (27) pela manhã, haverá uma consulta com um profissional de urologia e no período vespertino terá uma programação cultural com mostra fotográfica, oficina de turbantes, apresentação de capoeira e maculelê, exposição de artesanato do grupo de convivência, apresentações de dança da escola Dionísio Cerqueira, Fundação Cultural da Bahia, capoeira e maculelê, além da exposição de artesanato do grupo de convivência do CSU Nordeste. Destaque também para a palestra sobre anemia falciforme e políticas de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

You may also like