Está programada para o dia 4 de abril a abertura da Sessão de Emergências do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). A solenidade – às 14h, na sala 118 do edifico anexo à instituição – contará com a presença de representantes da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Universidade do Estado da Bahia (Uneb), além de gestores do hospital: José Admirço Lima Filho (diretor-geral), Ana Carolina Gouveia (diretora da Emergência), Miguel Mota (diretor-clínico) e Daniel Farias (coordenador de Clínica Médica). O médico e professor André Durães é o responsável pela coordenação do evento.
Com objetivo de fomentar a área de Urgência e Emergência como tópico essencial na formação dos profissionais de saúde, a Sessão de Emergências do HGRS, de acordo com o programado, será realizada todas as terças-feiras, no mesmo horário e local do encontro inicial. É gratuita e tem como público-alvo os estudantes e residentes de medicina, enfermagem e fisioterapia.
Consta na metodologia da atividade discussão de casos clínicos, revisão de tópicos relevantes, aulas expositivas e participativas, opinião de convidados e especialistas em cada área, discussão virtual em rede social e treinamentos por simulação. No brainstorming, abordagem sobre diagnóstico e tratamento menor que cinco minutos.
Os encontros terão 60 minutos de duração, cada um, e haverá emissão de certificado para quem cumprir 50 horas presenciais. Apoiam as sessões o HGRS, a Sesab e a Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (Abramurgem).