Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

A líder do PSB no Senado, Lídice da Mata (BA), defendeu, nesta terça-feira (27), durante audiência especial das bancadas de deputados e senadores da Bahia e Sergipe, em Brasília, que o governo federal dialogue para rever a decisão que estabeleceu a suspensão das atividades da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (FAFEN) em Camaçari, no Polo Petroquimico baiano e também no interior sergipano. De acordo com a parlamentar baiana, é preciso suspender a hibernação anunciada pela Petrobras para os dois parques industriais.

Ela recorda que nas gestões de Itamar Franco (PMDB) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) houve diálogo para rediscussão da privatização de empresas como a Nitrofértil e Chesf.

Para a parlamentar baiana, a natureza desse problema exige uma negociação. “O primeiro ponto é a não hibernação da FAFEN. Essa é uma decisão de governo e precisamos sentar para conversar. O fechamento dessas fábricas na Bahia e Sergipe atinge a Região Nordeste e sua economia como um todo”, afirmou.

Lídice disse também que é preciso discutir a participação dos Estados e a precificação do gás natural. “Não podemos pensar num Brasil que seja o celeiro do mundo – como disse o presidente Temer – sem fertilizante hidrogenado produzido aqui. Precisamos incorporar o Ministério da Agricultura nesse debate”, completou.

A socialista também questionou qual o projeto estratégico do Brasil e defendeu que a Petrobrás dê uma contribuição real para o desenvolvimento do País em diversas áreas. “A Petrobrás não é apenas uma empresa de petróleo, mas uma empresa que tem responsabilidade com o povo brasileiro. Temos que ter um olhar que vá muito além da relação receita x despesa”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like