Professores da rede municipal de ensino participaram, durante todo o dia de hoje (26), do I Seminário Municipal da Educação. O evento, realizado no Othon Palace Hotel, em Ondina, reuniu 1,6 mil docentes atraídos pela palestra de António Nóvoa, reitor e professor catedrático (titular) da Universidade de Lisboa (Portugal). Especialista em Educação, Nóvoa – que veio à Salvador especialmente para a atividade – falou sobre o tema “Por uma escola centrada na aprendizagem: Tempos, espaços e saberes”. O seminário faz parte do Projeto Nossa Rede, ação integrante do Programa Combinado, estratégia de gestão formulada pela Secretaria Municipal da Educação (Smed).
Para Nóvoa, o grande desafio da Educação atual é a compreensão de que o processo educacional é múltiplo. “Milhões de pessoas no mundo vão chegar a faculdade sem nunca terem pisado numa escola, simplesmente porque seus pais julgaram desnecessário o ambiente escolar para suas formações intelectuais. A maneira de educar uma criança tem passado e passará ainda por mais transformações nos próximos 30 anos do que as que foram possíveis ao longo dos últimos três séculos. Por isso mesmo, é preciso compreender a escola como espaço de socialização, onde o papel do professor não é ser apenas aquela figura que vai transmitir conhecimentos, mas que vai vivenciar o ambiente colegial, ouvir e provocar a pesquisa, a indagação, a socialização e também indagar e buscar outras formas do conhecimento junto ao aluno. Hoje, essa vivencia é o mais importante, o compromisso do professor para com seus alunos é o mais importante”, considerou.
O secretário municipal da Educação, Guilherme Bellintani, destacou o momento vivido pela rede municipal de ensino e disse esperar que a experiência apresentada por António Nóvoa também sirva de combustível para impulsionar a educação municipal à uma nova fase. “A nossa rede vive um momento de grande transformação e ter a presença do professor António Nóvoa, que é uma referência internacional, mas que também nos fala sobre a importância de valorizarmos as nossas referências locais, é – sem dúvida – motivo de muito orgulho. Este é apenas mais um passo no sentido de construir, não somente um projeto pedagógico, mas uma nova rede municipal, com uma matriz norteadora concreta, baseada no elemento da colaboração, da construção conjunta, pois somente desta forma conseguiremos construir uma estrutura sólida e alcançar a excelência em qualidade de ensino que tanto queremos”, disse durante o encontro.
Realizado pela Smed em parceria com o Instituto Chapada de Inovação e Pesquisa (Icep), o seminário teve o objetivo de incentivar professores, coordenadores, gestores escolares e equipe técnica da rede municipal a participarem das discussões para elaboração do projeto que definirá as novas diretrizes de ensino da rede pública de Salvador. Durante o encontro, uma plataforma de colaboração digital foi apresentada aos professores. “Sou muito apaixonada pela profissão que escolhi e a gente sempre tem muita vontade de inovar. Seminários como esses nos dão o embasamento necessário para fazermos diferente e, desse modo, alcançar um melhor resultado. Estou muito satisfeita com o evento e ansiosa para aplicar ao meu trabalho. Saio daqui também muito otimista com a condução da rede municipal de ensino e feliz com esse chamamento de nós, professores, à contribuir para a formulação do material que auxiliará o nosso trabalho”, afirmou Maria Lucélia Fontes, professora do 1º ano da Escola Municipal Dr. Orlando Imbassahy.
Sobre o palestrante – António Sampaio da Nóvoa nasceu em Portugal, na cidade de Valença, é doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra e professor catedrático da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, instituição em que é também reitor honorário. Nóvoa é ainda autor dos livros “Profissão Professor” e “Vidas de Professores”, da Editora Porto.