Uma série de atividades lúdicas relacionadas aos personagens da Coleção Eu vim da Bahia, que será lançada no dia 20 de outubro, junto com a abertura da exposição das ilustrações originais dos livros, acontecerá até o dia 31 deste mês no piso L4 do Shopping Barra. A proposta é associar atividades culturais ao conteúdo dos seis títulos que tem inspiração na vida dos personagens: Ana Nery, Anísio Teixeira, Castro Alves, Milton Santos, Theodoro Sampaio e Tia Ciata.
A programação começa no dia 20, às 19h, com uma apresentação das Ganhadeiras de Itapuã em homenagem a Tia Ciata. O samba segue no mesmo dia com o autógrafo das seis autoras e a abertura da exposição dos originais das ilustrações dos livros, que contará com a presença de D. Babi Teixeira, filha de Anísio Teixeira, um dos personagens da coleção.
No dia 23, sexta-feira, Regina Campana contará as histórias do livro Ana, meu avô e eu sobre Ana Nery, a partir das 16 horas. Antes, à tarde, contará com a performance de um Clown – e apresentação do mágico e ilusionista, que também completam a programação nos dias 24, 25, 30 e 31. O sábado (24) será a vez de Mabel Velloso relembrar sua infância contando a história do livro Theodoro – Uma viagem no ontem, que foi inspirado nos dias que passeava com o seu pai pelas ruas de Santo Amaro. No domingo, dia 25, malabarista com globos fará espetáculo com referências ao livro O Menino e o Globo, de inspiração no pensamento de Milton Santos.
No dia 30, sexta-feira, o ator e apresentador Jackson Costa fará uma performance no shopping, declamando poemas do poeta dos escravos, Castro Alves. A partir das 19h, Daiane Oliveira, Janete Kislansky, Mike San Chagas, Neide Cortizo, Paulo Rufino e Rebeca Silva, os ilustradores da coleção darão autógrafos. No sábado, dia 31, Diana Ramos vai contar a história de Anísio Teixeira por meio do livro Quem está aí?, que fala do educador.
Eu vim da Bahia – Impressos em Vitopaper®, papel sintético feito a partir de plásticos reciclados, os seis títulos não são biografias tradicionais, pois misturam ficção e história de forma lúdica e atrativa. A coleção recebe este título por sua temática que fala da vida de nomes que saíram da Bahia e se destacaram nacionalmente como Castro Alves, Anísio Teixeira, Ana Nery, Milton Santos, Tia Ciata e Theodoro Sampaio.“Estes personagens são a prova viva da arte e do pensamento do povo desta terra” disse Fernando Oberlaender, da Caramurê Publicações. A editora idealizou e organizou o projeto, que tem o patrocínio da Braskem e do Governo do Estado da Bahia, através do Programa Estadual de Incentivo à Cultura, o FAZCULTURA e conta com o apoio do Shopping Barra para a programação.
Eu vim da Bahia
Lançamento: 20/10, às 19 horas, Piso L4, do Shopping Barra
Páginas 32
Valor: R$ 34,00
Vendas: No stand no Shopping Barra. Depois do lançamento nas livrarias da cidade
Programação “Eu vim da Bahia”
Dia 20/10 (terça-feira)
19h – Apresentação acústica das Ganhadeiras de Itapoan, homenageando Tia Ciata.
19h30 – Noite de autógrafos com as autoras: Adelice Souza, Ayêska Paulafreitas, Lena Lois, Mabel Velloso, Maria Antônia Ramos Coutinho e Neide Cortizo. Presença de Babi Teixeira filha de Anísio Teixeira.
Dia 23/10 (sexta-feira)
15h – Clown – performance;
15h30 – Apresentação do mágico e ilusionista;
16h – Regina Campana contando o livro Ana, meu avô e eu sobre Ana Nery.
Dia 24/10 (sábado)
15h – Clown – performance;
15h30 – Apresentação do mágico e ilusionista;
16h – Mabel Velloso contando o livro Theodoro – Uma viagem no ontem.
Dia 25/10 (domingo)
15h – Clown – performance;
15h30 – Apresentação do mágico e ilusionista;
16h – Apresentação de malabarista com os globos, homenagem a Milton Santos.
Dia 30/10 (sexta-feira)
15h – Clown – performance;
15h30 – Apresentação do mágico e ilusionista;
16h – Performance de Jackson Costa homenageando Castro Alves;
19h – Noite de autógrafos dos ilustradores: Daiane Oliveira, Janete Kislansky, Mike San Chagas, Neide Cortizo, Paulo Rufino e Rebeca Silva.
Dia 31/10 (sábado)
15h – Clown – performance;
15h30 – Apresentação do mágico e ilusionista;
16h – Diana Ramos contando o livro Quem está aí?, sobre Anísio Teixeira.
Sobre o Vitopaper®
O Vitopaper® é um papel sintético produzido a partir de plásticos reciclados pós-consumo, que não rasga, não molha e absorve 20% menos tinta na impressão. Produzido pela maior processadora de polipropileno da América Latina, a Vitopel. O papel sintético exigiu três anos de pesquisa, realizada em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). O Vitopaper® é produzido a partir de filmes plásticos vendidos para embalar produtos como chocolate e salgadinhos, entre outros, que são utilizados após o consumo. Para cada tonelada produzida deste papel, deixam de ser enviados aos aterros e lixões 750 quilos de resíduos plásticos.
Sobre a Caramurê
Com o foco voltado para o mercado local, a Caramurê Publicações se destaca no mercado editorial baiano, com livros de arte, literatura e infanto-juvenis. Com um time de autores, sendo 90% deles baianos, a editora defende a regionalização da cadeia produtiva do livro na Bahia. Com isso, comemora os títulos como “O sonho dos anjos – contos reunidos & inéditos”, de Ruy Espinheira Filho, As Marcas da Cidade de Aleilton Fonseca e Domingo na Praça de Neide Cortizo, 20 Canções de Amor e um Poema quase Desesperado do poeta José Carlos Capinan e Rumor das Horas de Cássia Lopes que foram adotados por escolas da rede privada de Salvador dentre outros.
Dentre as publicações de arte estão 50 Anos de Arte na Bahia, e Água Reflexos na Arte da Bahia, ambos da crítica Matilde Matos, Salvador uma iconografia através dos séculos da carioca Fernanda Terra, Francisco Senna e Daniel Rebouças e a coedição do livro Mestres da Gravura, também da escritora do Rio de Janeiro. Nos próximos meses estará lançando Escultura Contemporânea no Brasil do crítico carioca Marcelo Campos.
www.caramure.com.br
Instagram@caramure
Sobre a Braskem
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar. Em relação às Comunidades vizinhas aos polos onde mantém operações, ela contribui para melhorar o desenvolvimento humano de forma ampla, o que inclui aspectos de inserção social produtiva, ambientais e culturais. O investimento social da Braskem em 2013 somou R$ 17,5 milhões.