A primeira estrutura do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia (PCTSUL) ficou pronta neste último trimestre de 2016 e está funcionando, desde então. Trata-se do Centro de Inovação do Cacau (CIC), que foi instalado em uma área dentro do Instituto Nacional de Pesquisa e Análises Físico-quimicas (Inpaf) da Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilheús. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado apoiou a criação do PCTSUL e acompanha o desenvolvimento da iniciativa.
O Centro atua em duas frentes. A primeira é o Laboratório do CIC, instalado em uma área de 390 metros quadrados, responsável pelas análises físico-químicas realizadas no fruto, a fim de colaborar com a abertura de novos mercados e, também, com o processo de obtenção da Identificação Geográfica, pelo cacau do Sul da Bahia. O Laboratório possui um vasto rol de serviços, nas áreas de qualidade, sensorial, físico-quimica, microbiologia, vitaminas, metais pesados, microtoxinas, dioxinas e furanos, bem como vitaminas.
A outra, que vai entrar em operação nos primeiros meses de 2017, é uma Plataforma Virtual, dedicada à gestão do conhecimento e disseminação de boas práticas, que oferece a produtores, especialistas e representantes do mercado informações relevantes e sistematizadas em um único ambiente online. “Esse Centro é um elemento estratégico na valorização efetiva da amêndoa e do chocolate brasileiros”, reforça Cristiano Vilela, secretário executivo do PCTSUL e diretor científico do CIC.
PCTSUL
Foram três anos de estudos para o desenvolvimento do projeto do Parque, que, a longo prazo, irá auxiliar, ainda, na qualificação dos ensinos Técnico e Superior da região, por meio da contribuição para o desenvolvimento e produção de soluções inovadoras. “Com o suporte da Secti e atuação conjunta visando ao estabelecimento de iniciativas alinhadas e não-sobrepostas, abre-se o leque de oportunidades para o surgimento de inovações voltadas para o cacau, chocolate e para o aproveitamento de toda a capacidade técnica e científica da região”, completa Roberto de Pinho, chefe de Gabinete da Secretaria.