Conhecer de perto as histórias, os motivos, e a realidade das pessoas em situação de rua na capital baiana, além de participar na prática do trabalho de campo desenvolvido pelos profissionais da Assistência Social, através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), levaram o secretário titular da pasta, Leo Prates, a percorrer os principais viadutos de Salvador e a região do Porto da Barra, nesta segunda-feira (27), junto às equipes de abordagem social da pasta.
Dentre os locais visitados, os viadutos Juscelino Kubitschek, Reis Magos e a Região do Porto da Barra. As equipes de abordagens sociais ofertaram diversos serviços de acolhimento dispostos através da Sempre, conferiram cadastros, consultaram dados, e atualizaram a situação dos benefícios para aqueles que já os recebem, como o Bolsa Família e Auxílio Aluguel. Pessoas que ainda não possuíam registros foram encaminhadas para o cadastramento. Já àqueles que não tinham documentos, foram orientados e encaminhados para os órgãos responsáveis.
Atualmente, diversas ações e projetos voltados às pessoas em situação de rua, que fazem uso de substâncias psicossociais, estão sendo implantas na cidade, por meio do projeto Sempre Cidadão. Para tanto, à Prefeitura, por meio da Sempre, vai selecionar até seis instituições que irão dispor de atendimento médico, psicológico e social e visam atender a um total de 210 pessoas, sendo 35 por unidade, com investimento anual da ordem de R$ 4,1 milhões.
Conforme Prates, com os novos projetos, a Prefeitura pretende não apenas retirar as pessoas da situação de rua, mas, sobretudo, oferecer condições para que elas permaneçam fora das ruas. “Com tratamentos adequados, serviços de qualidade e atendendo principalmente as especificidades inerentes às diferenças da condição humana, reuniremos forças e condições para que em Salvador não haja mais ninguém invisível”, afirmou, acrescentando que “é preciso conhecer de perto os perfis destas pessoas, os motivos que as levaram para às ruas, e, assim, buscarmos estratégias, projetos e ações aplicáveis para cada situação. Fizemos o compromisso com o prefeito ACM Neto de cuidar de todos, e não mediremos esforços para diminuir as disparidades sociais em nossa cidade”, destacou.
Leo Prates, revelou, ainda, que pretende participar semanalmente das ações de abordagens sociais a população em situação de rua, nos mais diversos pontos e regiões de Salvador. “É preciso estar perto dos que mais precisam, conhecer na prática a realidade deles para que possamos buscar todos os recursos possíveis para transformá-las”, disse.