Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

cancer-de-mamaO câncer de mama continua sendo a principal causa de morte por neoplasia entre a população feminina em idade fértil em Salvador e a forma mais eficaz de descobrir e prevenir a doença é através da realização do exame. Porém, das 11 mil vagas disponibilizadas por mês pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para a realização de exames gratuitos de mamografia, apenas 51% são preenchidas.

“Se conseguirmos identificar um câncer de mama em estágio precoce, a chance de cura é acima de 90%. Por isso é importantíssimo que as mulheres que fazem parte do grupo de risco, que são aquelas acima de 50 anos ou com histórico da patologia na família, procurem periodicamente o serviço de saúde para realização do exame”, alerta a coordenadora da Atenção Primária do município, Adriana Miranda. De acordo com ela, para ter acesso ao procedimento basta que as interessadas procurem uma das 120 unidades básicas da rede municipal munidas do documento de identificação com foto e o Cartão SUS para avaliação médica e de enfermagem, possibilitando os encaminhamentos necessários para atender à necessidade de saúde apresentada.

Dados – Apesar de apresentar redução, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no município por conta do diagnóstico tardio, geralmente, quando a doença está em estado avançado. De janeiro a agosto desse ano, foram registrados 182 óbitos em decorrência da patologia na capital baiana, uma diminuição de 16% em relação ao mesmo período de 2015, quando foram contabilizadas 210 mortes. Em 2016, as unidades hospitalares soteropolitanas registraram 1.791 internamentos em decorrência do tratamento da enfermidade.

Outubro Rosa – Neste mês, a SMS reforça as atividades com a participação efetiva dos profissionais nos 12 Distritos Sanitários, através da intensificação da realização de mamografias, busca ativa de pacientes, além de palestras, salas de espera e distribuição de material educativo que incentivam o diagnóstico precoce, estimulando o acompanhamento periódico de saúde e a realização do autoexame das mamas. As ações fazem parte do Outubro Rosa, estratégia em prol da luta contra o câncer realizada em todo o mundo.

Até o fim deste mês, a população também pode conferir a Loja Rosa instalada no Shopping Center Lapa, no centro da cidade, das 9h às 21h, onde estão sendo realizados serviços como aferição de pressão arterial e orientações na área de saúde, além de palestras sobre o enfrentamento ao câncer de mama, com Janildes Lima, técnica de Referência em Gênero da Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM).

No próximo dia 23, acontecerá no Dique do Tororó o Dia de Mobilização para o combate do Câncer de Mama (Salvador vai de Bike) em parceria com a SPM, das 8h às 13h, onde serão realizadas orientação para prevenção do câncer de mama e colo de útero, orientação para prevenção de DCNT (doenças crônicas não transmissíveis), prevenção do tabagismo e avaliação nutricional, com intuito de garantir o cuidado integral à saúde.

You may also like