Com o objetivo de capacitar à comunidade da Ilha de Maré em primeiros socorros e a estabilização do paciente, o SAMU 192, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), vai promover uma programação para orientar a população em casos de acidentes até a chegada da lancha (ambulancha) ou helicóptero, em casos de maior gravidade.
Nesta terça-feira (25), o Projeto SAMU Caiçara, iniciou a capacitação de mais de 70 alunos de ensino fundamental I e II da Escola Municipal de Ilha de Maré. Na ocasião, os jovens puderam aprender na teoria e práticas quais os passos para prestar os primeiros socorros.
“Os cuidados de urgência e emergência são mecanismos de defesas que devem ser aproveitados por esses jovens para o resto da vida. Além disso, todas as orientações aqui passadas vão ser propagadas no ambiente familiar dessa criança ou adolescente fazendo um círculo de informações que pode salvar vidas” afirmou Eliane Santana, gerente da USF Ilha Amarela.
Durante a iniciativa foi esclarecido à comunidade sobre o funcionamento do SAMU, ou seja, sensibiliza-los que nem sempre é necessário o deslocamento de uma unidade. Além disso, os jovens puderam se conscientizar em relação aos trotes e como isso afeta o desempenho das equipes.
“Agora já dá para identificar o que podemos fazer para colaborar com o serviço. Lesões ou parada cardiorespiratória podem ser socorridas com muita tranquilidade até que os médicos possam tratar corretamente e quanto mais cedo o cidadão que está em formação tiver acesso a essas ações educativas, melhor” comemorou Jessica Costa, professora de ciências da Escola Municipal de Ilha de Maré.