Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) registrou 13 afogamentos no segundo dia de folia, na sexta (17), em trechos de orla marítima. Além disso, os agentes contabilizaram 27 medidas de prevenções proativas (ocorrem por meio de orientação verbal ou utilização de apitos, por exemplo) e 83 reativas (como o nome sugere, atua de forma imediata para a retirada de banhistas em locais que oferecem riscos).

Os salva-vidas também prestaram socorro a alguns foliões atacados por um enxame de abelhas próximo ao posto-base da Barra, orientando e encaminhando ao posto de saúde. Até o final do Carnaval, o órgão atuará com um efetivo de 227 agentes, distribuídos no circuito Dodô (Barra-Ondina), das 8h às 20h, e no trecho entre Jardim de Alah a Ipitanga, além das ilhas de Maré e dos Frades.

Orientações – Para o período, o coordenador e chefe de planejamento da Salvamar, Kailani Dantas, dá algumas orientações, no sentido de evitar os afogamentos e demais ocorrências.

A principal recomendação, segundo ele, é não fazer a combinação bebida com o banho de mar, pois esse é o maior fator de risco para os afogamentos. Também é bom evitar subir nas rochas, para fazer fotos e vídeos, devido ao risco de queda.

Para evitar os casos de mal-estar, a dica é buscar se alimentar bem e não virar a noite para, em seguida, ir à praia tomar banho de mar. “Estamos verificando muitas ocorrências de hipoglicemia e vertigem pela manhã por causa disso. Recomendo atenção redobrada com as crianças, porque temos muitas ocorrências de menores perdidos no período”, alerta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like