Na manhã desta quarta-feira (18), em coletiva à imprensa, a Secretaria Municipal da Saúde apresentou o balanço da campanha nacional de vacinação contra a gripe em Salvador. De acordo com a pasta, cerca de 580 mil pessoas já foram imunizadas, fato que coloca o município como a cidade com maior quantitativo de indivíduos imunizados entre as capitais do Nordeste, com cobertura vacinal de 93% do público-alvo.
“Somos a segunda capital do país que mais vacinou a população-alvo, ficando atrás apenas de São Paulo. Dessa forma inibimos consideravelmente a circulação do vírus na cidade, fazendo com que a doença não se propague com intensidade. Desde o início da campanha, em 18 de abril, não registramos óbitos por gripe, o que atribuímos à imunização”, afirmou o secretário da Saúde, José Antonio Rodrigues Alves.
Ainda de acordo com o gestor, o saldo de 35 mil vacinas no estoque do município será destinado para as crianças que foram imunizadas pela primeira vez contra a gripe. Ou seja, para garantir a imunização dos pequeninos é necessária uma segunda dose da vacina num intervalo de um mês após a primeira aplicação. “O reforço das crianças está garantido. Todos os pais ou responsáveis foram orientados nos postos de saúde sobre a necessidade de retorno para a segunda dose num intervalo de 30 dias”.
Mais vacinas – Sobre a possibilidade da oferta de mais vacinas por parte do Ministério da Saúde, José Antônio esclareceu que fez a atualização dos dados junto ao governo federal, mas que não há garantias para o recebimento de um novo lote. “Fizemos uma nova solicitação ao Ministério da Saúde, de 30 a 50 mil doses da vacina. Porém, ainda não tivemos nenhuma garantia. Por isso, as pessoas que ainda não foram imunizadas devem aguardar uma nova convocação em caso de Salvador ser contemplada com algum novo lote”, explicou. A capital baiana recebeu cerca de 657 mil doses de vacina em seis remessas. Durante essa semana, seguem mantidas as ações de vacinação domiciliar de pacientes acamados e dos profissionais de saúde em hospitais e clínicas da capital.