Mais de 250 profissionais da Educação da rede municipal de ensino participaram na manhã desta quarta-feira (18), no Hotel Sheraton, do Seminário de Políticas Públicas para a Educação Infantil: perspectivas nacional e municipal. A abertura do evento foi realizada pelo secretário municipal da Educação, Guilherme Bellintani, e pela coordenadora de Educação Infantil do MEC, Rita Coelho. Uma apresentação das crianças do Centro Municipal da Educação e Educação Infantil (CMEI) Castro Alves deu as boas-vindas aos participantes.
A política da Educação Infantil do Ministério da Educação (MEC) e o Sistema de Monitoramento do Programa Nossa Rede Educação Infantil de Salvador foram apresentados durante o seminário. A mesa de abertura também contou com a presença da diretora do Instituto Avante, Thereza Marcílio, da diretora pedagógica da SMED, Joelice Braga, da representante das famílias Maria das Graças Pinto e da representante das crianças da Educação Infantil, a aluna Maíra Vitória.
A coordenadora do MEC falou sobre a importância do evento e da satisfação em participar do encontro. “O papel do MEC é colaborar, apoiar e dialogar com quem faz a Educação Infantil, que são os municípios. Por isso, estamos muito felizes em participar desse encontro com educadores de Salvador, uma cidade importante e que tem feito um excelente trabalho com as crianças da rede municipal”, disse Rita Coelho.
O secretário Guilherme Bellintani destacou que o trabalho realizado na rede municipal de ensino é referência em todo Brasil. “Não tenho dúvidas que o trabalho realizado na rede na Educação infantil é referência para todo Brasil. Isso se construiu com várias mãos, em vários momentos e é facilmente constatado visitando os CMEIs. O que temos feito é sim transformador”, comemorou.
O programa – O Nossa Rede é uma ação prevista no Projeto Combinado que visa melhorar a qualidade da educação pública municipal e tem por objetivos a elaboração das novas diretrizes curriculares da Educação Infantil, que comporta cerca de 20 mil alunos, e do Ensino Fundamental I, que atualmente atende a mais de 81 mil alunos na rede municipal de educação. O processo de criação conta com o apoio de parceiros como a Avante, Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) e a Pracatum.
O modo como o Nossa Rede está sendo construído é pioneiro na educação pública brasileira. Com foco na participação e criação colaborativa, a elaboração do novo material pedagógico está sendo produzido dentro de uma visão de respeito aos valores das identidades culturais de Salvador e suas peculiaridades.
Para a construção do projeto, mais de quatro mil professores participaram dos Grupos de Trabalho realizados nas dez Gerências Regionais, e os demais fazem a colaboração via Grupos de Trabalhos Regionais ou através de uma Plataforma Virtual. O Nossa Rede vai beneficiar mais de 100 mil alunos que estão na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, dando voz para mais de quatro mil professores, 540 coordenadores pedagógicos e 332 gestores escolares que já participam ativamente do processo de elaboração dos cadernos pedagógicos.