Na segunda semana de outubro, a programação cultural do Pelourinho Dia e Noite segue em vento e popa. As ações são coordenadas pela Fundação Gregório de Mattos, órgão vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). A programação do final de semana combina exposição fotográfica, poesia, música e, é claro, atividades infantis para marcar as comemorações pelo Dia das Crianças, celebrado na próxima segunda-feira (12).
Continua em cartaz a exposição com obras do artista Iraquitan Sá fotografadas por Saulo Kaiuma, pela Galeria a Céu Aberto, que pode ser visitada todos os dias até 31 outubro, no Terreiro de Jesus. Os visitantes podem conferir obras que retratam diversas fases do local, que completa 30 anos de tombamento como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A ação Poesia no Pelô recebe na próxima quinta-feira (8), das 19 às 21h, o Grupo Clicheria. O público que circula nas ruas, bares e restaurantes do Pelourinho vai assistir uma performance multiartística em que o teatro canta, a palavra acontece, pinta, vibra e dança, com a arte dando uma resposta ao tédio. O elenco é composto por Daniel da Cruz, Maria Cajado, Tereza Cristina, Taíssa Cazumba e Tiago Oliveira.
A diversidade musical de Salvador é representada no quadro Música nas Esquinas, que na sexta-feira (9), das 18h às 19h, vai contar com a apresentação solo de violão do maestro, violonista e compositor, Aderbal Duarte. O músico vai unir arranjos e composições nacionais e internacionais consagradas, utilizando uma linguagem original e contemporânea. No sábado (10), das 19h às 20h30, será a vez do grupo Preto Tipo A, que vai levar samba para as ruas do Pelourinho, numa apresentação itinerante. Atuante há sete anos no bairro de Pero Vaz, o grupo tem um repertório variado, marcado pelas variedades do samba de roda e samba dolente, passando por músicas de MPB e outras variedades musicais. No domingo (11), das 18h às 19h, o maestro Fred Dantas faz uma performance com convidados na Cruz do Pascoal, onde tocam diversas composições de MPB.
O Concerto nas Igrejas vai contar com a apresentação de dois solistas, a mezzo soprano Vanda Otero e o tenor Carlos Eduardo Santos, que acontece das 11h às 12h, na Igreja da Misericórdia, localizada no Museu da Misericórdia. Acompanhados do pianista paraibano Hammurabi Ferreira, os cantores irão apresentar canções, duetos e árias de ópera dos compositores W. A. Mozart, G. F. Händel, Franz Schubert, Richard Strauss, Heitor Villa-Lobos, entre outros.
Na véspera do Dia das Crianças, nada melhor do que a garotada aproveitar de uma programação específica para ela, que vai acontecer às 16h, no Cruzeiro de São Francisco. Nesta edição, o grupo Ibeji vai promover apresentações de circo e música, uma feira itinerante com artigos infantis e uma galeria brincante, com performances de artes visuais. Coordenado pelos atores Cássia Valle e Leno Sacramento, o grupo é composto por músicos, atores, dançarinos, Artistas plásticos e arte-educadores.
Casa do Benin – Continua em cartaz a exposição “Capoeira de Rua nas Festas de Largo de Salvador”, que expõe obras de graffiti de cinco artistas, que são Lee 27, Bigod, Zezé Olukemi, Robson Finho e Julio Costa. A proposta é reunir a linguagem contemporânea do graffiti com a memória das históricas rodas de Capoeira Angola nas ruas de Salvador. A mostra ficará em cartaz até 17 de outubro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h.
Continua em ação a oficina de Lendas Africanas, capitaneada pela historiadora Iray Galrão, que busca contar a forma como os antepassados africanos entendiam e explicavam o mundo, mostrando com sutileza e beleza os valores culturais presentes em nossa história. A ação é voltada para as crianças de escolas das redes públicas e privada, e deve ser agendada por telefone, através do número 3202-7890.
Ainda há vagas para a oficina de Bordados Barafunda, ministrada pela Ekede Itana todas as quintas-feiras, até dezembro. Nas aulas, os alunos aprendem a fazer bordados tradicionais feitos à mão, conhecidos como barafundas, bainha aberta ou asa de mosca, que eram desenvolvidos pelas mucamas para ornamentar as roupas das senhoras na época de escravidão e cuja prática está entrando em desuso.
PROGRAMAÇÃO
* Galeria a Céu Aberto
O que: Exposição com obras de Iraquitan Sá fotografadas por Saulo Kainuma
Onde: Largo Terreiro de Jesus
Visitação até 31/10
* Poesia no Pelô
Quando: Quinta-feira, 08/10, das 19 às 21h
O que: Grupo Clicheria
Onde: Ruas, bares e restaurantes do Pelourinho
* Música nas Esquinas
Quando: Sexta-feira, 09/10, das 18 às 19h
O que: Aderbal Duarte
Onde: Cruzeiro de São Francisco
Quando: Sábado, 10/10, das 19 às 20h30
O que: Grupo Preto Tipo A
Onde: Ruas do Pelourinho
Quando: Domingo, 11/10, das 18 às 19h
O que: Fred Dantas
Onde: Cruz do Pascoal
* Concertos nas Igrejas
Quando: Domingo, 11/10, das 11 às 12h
O que: Concerto de Solistas
Onde: Igreja da Misericórdia – Museu da Misericórdia
* Programação Infantil
Quando: Domingo, 11/10, às 16h
O que: Projeto Ibeji
Onde: Cruzeiro de São Francisco
* Casa do Benin
Exposição: Capoeira de Rua nas Festas de Largo de Salvador
Artistas – Lee 27, Bigod, Zezé Olukemi, Robson Finho e Julio Costa
Visitação: Segunda a sexta-feira, 9 às 17h. Até 17 de outubro de 2015
Curso de Bordados Barafunda
Quando: quintas-feiras, até dezembro
Professora: Ekede Itana
Oficina de Lendas Africanas
Atividade voltada para as crianças de escolas das redes públicas e privada
Professora: Iray Galrão.
Quando: A depender das visitações. Agendamento por telefone através do 3202-7890