O boletim meteorológico da Codesal para o período entre hoje (26/11) e domingo (02/12) aponta para condições que favorecerão a formação de nebulosidade e a ocorrência de chuvas. A previsão é de chuvas fracas e moderadas entre hoje e amanhã (27.11), principalmente no final da tarde e início da manhã, com risco de alagamento em áreas de Salvador.
Na quarta-feira (28/11) há a possibilidade de ocorrerem chuvas fracas a qualquer hora do dia, no entanto sem risco para alagamentos. Já entre quinta-feira (29/11) e domingo, prevalecerá o tempo ensolarado, mas com a possibilidade de se registrarem chuvas fracas e isolada ao longo do dia.
Em alguns bairros da capital o tempo instável acarretou alguns transtornos, a exemplo de áreas alagadas. As localidades que registraram maiores acumulados de chuvas em 72 horas foram Fazenda Coutos (45,6mm), Mirante de Periperi (36,8mm), Mamede (34 mm), Base Naval de Aratu (18,2mm) e Rio Sena (15,4mm). A média histórica do índice pluviométrico registrado em novembro é de 106,5 mm.
CAUSAS
Segundo o Centro de Monitoramento e Alerta (Cemadec), o modelo de previsão meteorológica (GFS) indica que a intensificação da circulação da Alta Subtropical do Atlântico (ASAS) aumentará o transporte de umidade do oceano em direção ao continente. Essa condição favorecerá a formação de nebulosidade e a ocorrência de chuva.
BOLETIM DE OCORRÊNCIAS – 17h
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) apresenta boletim de ocorrências (segunda-feira, 26/11). Até às 17h, o órgão tinha recebido 33 ocorrências. Foram um alagamento de imóvel, um alagamento de área, 15 ameaças de desabamento, uma ameaça de desabamento de muro, sete ameaças de deslizamento, duas árvores ameaçando cair, uma avaliação de área, três avaliações de imóvel alagado, um desabamento de muro e um desabamento parcial.
Não há registro de feridos.
PLANTÃO
Engenheiros da Codesal realizaram vistorias em locais da cidade onde ocorreram alagamentos de imóveis, a exemplo de Paripe, Alto de Coutos e Coutos, e deslizamentos de terra também na região do Subúrbio Ferroviário, acionando quando necessário os órgãos parceiros da Defesa Civil.
As equipes da Defesa Civil estão de prontidão em plantão 24 h, atendendo as demandas da população por meio do telefone gratuito 199.