Os números já surpreendem. Há exatos 21 dias após a implantação do serviço de emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em oito Prefeituras-Bairro de Salvador, 566 documentos, entre primeiras e segundas vias, já foram confeccionados. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel) e da diretoria das Prefeituras-Bairro, pretende estender a iniciativa para as dez unidades espalhadas por toda cidade.
A procura tem sido cada vez maior nas unidades da Cidade Baixa, Cajazeiras, Subúrbio/Ilhas, Pau da Lima, Itapuã, Barra/Pituba, Valéria e Centro. Destaque para as Prefeituras-Bairro da Cidade Baixa e Subúrbio/Ilhas, que, durante esse período, emitiram 174 e 153 carteiras, respectivamente. Até o final deste mês, a produção da CTPS também será realizada nas duas unidades restantes (Liberdade/São Caetano e Cabula).
A estimativa inicial para cada posto era a emissão de 30 e 50 documentos por dia. No entanto, a meta foi ultrapassada em algumas unidades. O atendimento tem sido feito através de senhas que são distribuídas diariamente. O prazo de emissão é de 15 dias e a retirada será feita na mesma unidade onde foi feito o pedido.
Para aumentar ainda mais o suporte à população nas Prefeituras-Bairro, uma nova turma de 20 funcionários receberá treinamento de atendimento ao público ainda neste mês. A capacitação de 40h horasserá ofertada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Para confecção da carteira, é necessário levar o documento de identidade, certidão de nascimento ou casamento para comprovação do estado civil, comprovante de residência emitido em até três meses, CPF, título de eleitor e carteira de habilitação – caso o cidadão queira incluir estes dois últimos números no documento.
Interessados podem também procurar o Serviço de Intermediação de Mão de Obra (SIMM), no Comércio, onde são distribuídas 600 senhas pela manhã e 600 à tarde. O SIMM tem capacidade de atender 1.200 pessoas por dia.