A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), responsável pela retirada de lixo de encostas periodicamente, já coletou 188 toneladas de resíduos em cerca de 100 terrenos desse tipo nos últimos três meses. A medida ajuda a prevenir deslizamentos de terra, já que materiais descartados irregularmente nesses terrenos podem adicionar uma carga extra sobre os declives. Nos próximos dias estão previstas limpezas de encostas em Brotas, Rio Vermelho, São Caetano, Plataforma, Cajazeira e Jardim Nova Esperança.
As encostas localizadas na Rua Diva Pimentel, na Fazenda Grande do Retiro, na Travessa Parque Tecal, em Capinas de Pirajá, e na Rua Oscar Seixas, em Pirajá, foram onde os agentes mais retiraram lixo nos últimos três meses. A maior parte dos resíduos é composta por restos de vegetação e por pedaços de móveis como armário, cadeira, porta e até sofá.
Para o serviço de limpeza em encostas íngremes, os agentes fazem uso da técnica de gancheamento. Os profissionais utilizam cinto, corda, gancho de segurança, além de ancinho ou vassoura metálica durante o processo de rapel. “Dá para fazer limpeza em todos os tipos de encostas, de forma segura. As equipes passam por treinamento junto à Defesa Civil de Salvador (Codesal)”, explica do diretor de Operações da Limpurb, Ronaldo Ferreira.
Prevenção – A chefe do setor de Acompanhamento das Ações de Redução de Risco da Codesal, Cristiana Marback, conta que com o volume de água das chuvas o lixo jogado nas encostas pode provocar o entupimento das caixas de sarjeta, causando entupimentos e impedindo o escoamento da água às redes de drenagem. Ela ressalta que a Codesal atua com ações educativas de prevenção junto à população, em núcleos comunitários, escolas e áreas de risco, para orientar os moradores sobre os efeitos do descarte irregular.