Nas duas semanas da campanha Outubro Rosa, para incentivar os exames para detectar o câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) agendou mais de 5.200 mamografias. A marcação é feita nas unidades básicas, Multicentros, Prefeituras-Bairro e nos eventos estratégicos promovidos pela SMS em alusão à campanha.
De acordo com Julita Azevedo, responsável pela Saúde da Mulher do município, a mamografia é indicada para pessoas do sexo feminino que fazem parte do grupo de risco, que são aquelas acima de 50 anos de idade ou com histórico da patologia na família. “Se conseguirmos identificar um câncer de mama em estágio precoce, a chance de cura é acima de 90%. Por isso, é importantíssimo que as mulheres procurem periodicamente o serviço de saúde para realização do exame”, alertou Julita, explicando ainda que, para ter acesso ao procedimento, basta que as interessadas procurem uma das unidades da rede municipal munidas do documento de identificação com foto e o Cartão SUS.
Até o final do mês, a SMS reforça as atividades com a participação efetiva dos profissionais nos 12 distritos sanitários, através da intensificação da realização de mamografias, busca ativa de pacientes, além de palestras, salas de espera e distribuição de material educativo que incentivam o diagnóstico precoce. No próximo sábado (24), uma grande feira de saúde será promovida no Largo de Roma, das 9h às 16h, com serviços oferecidos exclusivamente ao público feminino.