Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

12825495_953560021366148_1186617785_n

Não é de hoje que a Prefeitura Municipal de Salvador contrata empresas para realizar serviços pela cidade e não tem uma equipe de fiscalização para acompanhar a realização dos trabalhos, o que tem provocados muitos erros e sempre correção no projeto idealizado. E quem paga por tudo isso ? O povo através do pagamento dos seus impostos.

largo do luso

Nesta quinta-feira (10) a liderança Ngão do Luso, morador do Largo do Luso, localizado no bairro de Plataforma, localizado no Subúrbio Ferroviário de salvador, nas imediações da Avenida Afrânio Peixoto, mas conhecida como Avenida Suburbana denunciou o descaso da prefeitura ao colocar no passeio público e no ponto de ônibus uma superfície tátil  para os deficientes visuais se locomoverem de forma errada, o que pode provocar a qualquer momento um grande acidente no local levando a qualquer um deles a morte.

Como é possível ver os pisos táteis instalados conduz os deficientes visuais para obstáculos. O primeiro registro nos mostra claramente a colocação de um tubo de ferro no meio da superfície que fica próximo a um obstáculo de propaganda no Ponto de ônibus.

largo do luso 1

largo do luso 2

No segundo registro é possível ver nitidamente que o piso é interrompido por uma árvore e que de um lado fica a pista de ciclistas e do outro a passagem dos ônibus. Caso algum deficiente venha a se desequilibrar e cair de um lado ou do outro pode ocasionar uma fatalidade no local.

Essa situação demonstra um equívoco na aplicação da Norma 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece as regras para acessibilidade a edificações e espaços públicos. Ela estabelece  que o piso tem que orientar o percurso livre e autônomo das pessoas com deficiência visual. Que deve direcionar essas pessoas para o caminho correto, jamais encaminhando para um obstáculo, como um poste ou uma árvore (conforme mostram as fotos).

Atenção Prefeito ACM Neto !!! Será que vai ser preciso ocorrer uma fatalidade para se corrigir o erro ?

Perguntar não ofende. Não é mesmo ?

POBRE SUBÚRBIO !!!

You may also like