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Orla de EscadaAos poucos, a orla de Salvador vai ganhando uma nova cara. Desde que a Prefeitura deu inicio às intervenções de requalificação, em 2013, já foram transformados os trechos da Boca do Rio, Barra, São Tomé de Paripe, Tubarão, Ribeira, Piatã, Itapuã, Jardim de Alah e Rio Vermelho, num total de 13 quilômetros e investimentos da ordem de R$188 milhões. Ou seja, foram investidos R$14,4 milhões em recursos próprios para cada quilômetro de orla requalificada. Agora, será a vez do trecho entre Itacaranha e Plataforma, no Subúrbio Ferroviário, cuja licitação para contratação da empresa que executará as obras está prevista para ser lançada até o próximo dia 29, quando Salvador comemora 467 anos de fundação.

Com projeto urbanístico coordenado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), vinculada à Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom), o trecho Plataforma-Itacaranha receberá uma série de intervenções que correspondem às necessidades e particularidades do local, seguindo uma unidade urbanística e paisagística presente em outros de orla. As melhorias contemplam pavimentação, contenção, paisagismo, mobiliário urbano, ciclovia, passeios, áreas de lazer e esporte, dentre outros itens.

Como o desenvolvimento do projeto total depende da implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) no local, a ser executado pelo governo estadual, as obras na orla de Itacaranha-Plataforma serão realizadas em duas etapas. A primeira, que conta com investimento de R$10 milhões, oriundos dos cofres municipais, tem como foco a urbanização da Rua Almeida Brandão, com extensão de cerca de três quilômetros na área que margeia a linha do trem. De acordo com a presidente da FMLF, Tânia Scofield, atualmente as condições da via são bastante precárias, tendo parte dela sido interditada em razão de um deslizamento que comprometeu a contenção em alvenaria de pedra.

As melhorias contemplam a implantação de piso de concreto intertravado para adoção também de espaço compartilhado, além de implantação do sistema de drenagem, contenções dos taludes, escadarias e acessos de pedestre à rua. Ao longo da via, serão preservados os chamados recantos – áreas existentes devido ao recuo das residências e que servirão como espaços públicos de lazer e contemplação. A urbanização dos recantos contará com implantação de mobiliário urbano, pavimentação e paisagismo, garantindo o ar bucólico característico da Rua Almeida Brandão.

Próxima etapa – A segunda etapa da obra, que só deverá ser realizada após definição do VLT, compreende a área entre a linha do trem e o mar. Serão implantados u espaço de apoio às marisqueiras, escorregadeiras, parque infantil e melhoria do acesso à praia. O projeto inclui também vagas de estacionamento, pista de skate, academia ao ar livre, parque infantil, pergolado, quadras poliesportivas, área de apoio às associações comunitárias e melhorias do acesso à areia, além de praia artificial com piscina de maré e espaço de lazer com mirante e fontes interativas. Todo o projeto da orla Itacaranha-Plataforma foi discutida durante um ano com os próprios moradores, que validaram o projeto.

Outras trechos – O primeiro trecho de orla requalificada entregue pela Prefeitura foi o da Boca do Rio, em outubro de 2013, que transformou a área de 80 mil metros quadrados que abrigava a antiga sede de praia do Esporte Clube Bahia em um imenso espaço de lazer e convivência. Dentre as melhorias estão instalação de ciclovia, área de cooper e outras práticas esportivas, equipamentos infantis e de ginástica, construção de ponte sobre o Rio das Pedras e recuperação da pavimentação no entorno.

Em seguida, foi a vez da orla da Barra ter o primeiro trecho recuperado pela Prefeitura entregue em agosto de 2014, entre a Ladeira da Barra e o Barra Center, com a implantação de um conceito até então inédito na cidade: o piso compartilhado, que possibilita que pedestres e veículos motorizados e não-motorizados utilizem o mesmo espaço harmonicamente. A recuperação da balaustrada, implantação de lixeiras subterrâneas, decks e acessibilidade, dentre outros equipamentos, também ressaltaram ainda mais a beleza do local, atraindo grande público e se transformando em um dos principais pontos de encontro e lazer da capital baiana. Em dezembro de 2015, foi entregue o segundo trecho, entre o Barra Center e o Clube Espanhol, que consistiu principalmente no alargamento da calçada, iluminação e ciclovia.

Em Tubarão e São Tomé de Paripe, as orlas foram entregues em outubro de 2014 e, além do piso compartilhado, também foram feitas intervenções em passeios e drenagem, além da reconstrução de alvenarias, implantação de itens de acessibilidade, mobiliário urbano, lixeiras seletivas, parque infantil, equipamentos esportivos e equipamentos de ginástica. Os antigos postes da iluminação pública foram substituídos por equipamentos de ferro galvanizado, material mais resistente à corrosão.

Em Itapuã e Piatã, dois dos mais queridos cartões-postais da cidade, o trecho entre o Clube do Sesc à subida do Abaeté foi completamente transformado e entregue em outubro de 2015. Dentre as melhorias, destaque para a recuperação e instalação de novos monumentos, mirante, calçadão com ciclovia, estacionamento, praça, parque infantil, quiosques e área de eventos, além de itens de infraestrutura como pavimentação, iluminação e drenagem.

No mês seguinte, foi a vez do trecho de orla do Jardim de Alah ser entregue e, dentre as benfeitorias promovidas, estão a construção de uma ciclovia e alargamento da calçada, melhorias no estacionamento e medidas preventivas como reforço na contenção do calçamento com utilização de alvenaria de concreto. Também foram realizadas a recuperação da iluminação e alteração do paisagismo.

Em dezembro de 2015, o trecho de orla da Ribeira que vai do Bogari ao Estaleiro do Bonfim foi reinaugurado pela Prefeitura após conclusão das obras realizadas em quatro etapas, somando 1,6 km de extensão. No local foram implantados novos equipamentos como academia de ginástica, praças e uma pista semiprofissional para a prática de skate, além de área reservada às bikes, além das implantação dos dutos subterrâneos de serviços, mobiliário urbano, ciclovia e áreas verdes.

Já no trecho de orla do Rio Vermelho, entregue em janeiro deste ano, as obras foram realizadas no trecho entre a Paciência e o Largo da Mariquita, que receberam infraestrutura mais moderna, segura e bela, levando em conta uma proposta de urbanismo que ressalta as características locais, ordenamento, novas áreas de lazer e paisagismo, equipamentos esportivos, ciclovia e monumentos reformados. Dentre as novidades estão a instalação de deck e mirante, palco para eventos, dutos subterrâneos de serviços, espaço compartilhado, paisagismo e recuperação de monumentos.

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