Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Depois do Stiep, Jardim dos Namorados e Imbuí, com obras em andamento, o bairro de São Cristóvão é o próximo alvo das ações de mudanças viárias promovidas pela Prefeitura. O primeiro passo será o recapeamento da Rua 3 de Maio e de parte das ruas Lauro de Freitas e Aliomar Baleeiro, com ordem de serviço para início das intervenções assinada nesta sexta-feira (06), em solenidade próximo ao Salvador Norte Shopping, pelo prefeito ACM Neto. As intervenções, previstas no programa Salvador 360, começam imediatamente. Após a conclusão, será implantado um binário viário envolvendo a Aliomar Baleeiro e a Lauro de Freitas, com o objetivo de melhorar a mobilidade numa área com intenso comércio de rua.

Com investimento de R$ 423,6 mil, as intervenções estruturais contaram com fresagem e recapeamento asfáltico de cerca de mil metros de vias. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), as obras estão previstas para serem concluídas em 90 dias. Depois disso, a Transalvador, que estudou o impacto das mudanças viárias, entrará em ação. O titular da Seinfra, Almir Melo, e o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, estiveram presentes na assinatura da ordem de serviço, assim como o vice-prefeito Bruno Reis, os deputados estaduais Alan Sanches e Pablo Barrozo e os vereadores Duda Sanches e Paulo Magalhães Júnior.

A meta da Prefeitura é amenizar os constantes engarrafamentos na região. Mas a solução definitiva, lembrou o prefeito ACM Neto, passa pela construção do Mercado Municipal de São Cristóvão, cujo terreno já foi escolhido, mas é alvo de uma disputa judicial com um privado que alegou ser proprietário. O mercado vai permitir o melhor ordenamento do comércio informal. “Esse terreno é o melhor, pois é o mais bem localizado que encontramos. Nos nossos registros, consta que a área é da Prefeitura, até que apareceu uma pessoa questionando isso. Vamos esgotar todas as tentativas para que seja essa a área, que agrada aos feirantes e aos ambulantes pela localização, mesmo que tenhamos que efetuar uma desapropriação”, discursou o prefeito.

Binário – Após um período de estudos, a solução encontrada por técnicos da Transalvador foi a adoção de sentido único da Avenida Aliomar Baleeiro, a partir da Rua 3 de Maio, sentido shopping. O tráfego oposto deverá ser feito por meio da Rua Lauro de Freitas, prosseguindo pela Rua 3 de Maio até retomar para a Avenida Aliomar Baleeiro, sentido Cajazeiras. Além da sinalização, está prevista também a implantação de semáforo na Rua 3 de Maio. No total, serão investidos R$640 mil para a mudança de tráfego no local.

“A gente está fazendo da forma certa. Não basta apenas mudar o sentido das vias. A gente primeiro tinha que melhorar a infraestrutura, inclusive de ruas como a 3 de Maio. Após isso sim faremos as mudanças viárias, criando esse binário entre a Aliomar Baleeiro e a Lauro de Freitas, que não vão mais funcionar, individualmente, como mão e contramão. Cada uma terá um sentido”, explicou ACM Neto.

Ele anunciou ainda que pretende obter junto ao governo federal R$12 milhões para investir na drenagem dessa região, que costuma alagar quando chove. Além disso, afirmou que faz parte dos planos da Prefeitura a requalificação total da Avenida Aliomar Baleeiro, também chamada de Estrada Velha do Aeroporto. A obra está estimada em R$40 milhões e está incluída no programa Salvador 360.

Melhoria – As ações na região de São Cristóvão fazem parte do pacote de quatro intervenções viárias, anunciadas pela Prefeitura em junho, nos pontos considerados mais críticos hoje na cidade. Promovidas por meio da Transalvador, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), as mudanças são realizadas também no Stiep, Imbuí e Jardim dos Namorados. O investimento total é de cerca de R$3 milhões, dentro do programa Salvador 360.

No Jardim dos Namorados, onde acontecerá a maior mudança viária, as obras em andamento contemplam a implantação de quatro faixas na Avenida Octávio Mangabeira, no trecho entre o Caranguejo de Sergipe e a entrada da Avenida Manoel Dias da Silva. A medida possibilitará aos motoristas seguir direto para a Pituba, sem passar pela Rua Fernando de Menezes Góes. O acesso para a Avenida Magalhães Neto será mantido.

Quem deseja voltar para a Octávio Mangabeira sentido Itapuã deve seguir pela Fernando de Menezes Góes para acessar o retorno, que mudará do local atual para a entrada da Manoel Dias, próximo ao posto de gasolina. Este novo retorno servirá também para os veículos oriundos da Magalhães Neto. Os investimentos neste ponto são de R$2 milhões e incluem ainda implantação de novos semáforos, sinalização, iluminação e pavimentação, dentre outros itens, com conclusão prevista para outubro deste ano.

No Imbuí, o ponto de congestionamento formado na saída do Marback pela Rua Jayme Sapolnik deverá ser eliminado com um novo acesso na saída da Rua Jayme Sapolnik, que aproveitará o semáforo de pedestres existente em frente ao canteiro central do Imbuí. Com isso, os motoristas que saem do Marback terão acesso direto à Jorge Amado, sem precisar passar pela Rua das Araras, o que vai resultar em maior fluidez do tráfego no local. As melhorias englobam também implantação de semáforo, sinalização e obra civil, com investimento de R$150 mil.

Já no Stiep, o acesso dos motoristas que avançam rumo à orla marítima de Salvador via Centro de Convenções deverá ser facilitado com dois cortes de canteiro central. Um deles permite a saída da Rua Rodolpho Coelho Cavalcante para acesso direto à Rua Manoel Ribeiro. O outro corte possibilita o retorno da Rua do Curralinho para a Manoel Ribeiro, sentido Centro de Convenções. Com investimento de R$250 mil, as melhorias, que já estão em andamento, contam também com pavimentação de vias, implantação de até quatro semáforos e retificação de geometria.

You may also like