Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

15_06_16_Pref ACM Neto_Encosta Brejal_foto Valter Pontes_AGECOM15Os moradores da Rua Nova do Brejal, no São Caetano, terão uma nova realidade daqui a algumas semanas com a implantação de geomantas em três pontos da localidade. As intervenções foram iniciadas nesta quarta-feira (15) e foram acompanhadas pelo prefeito ACM Neto, que estava ao lado do secretário de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana, e demais gestores de órgãos municipais.

A primeira etapa é a limpeza dos locais, que já está sendo realizada pelos agentes da Limpurb. No total, serão três mil metros quadrados de geomantas aplicadas nas encostas, o que possibilitará a impermeabilização do terreno e, assim, evitar deslizamentos e garantir a segurança dos cidadãos. A vida útil do material é de, no mínimo, cinco anos. Também será feita microdrenagem nas encostas. A previsão é de que a aplicação seja concluída em um mês.

Um dos beneficiados com a ação é Clóvis Borges, de 56 anos, sendo 35 deles como morador do Brejal. A casa dele, onde residia com as duas filhas, foi atingida com o deslizamento provocado pelas fortes chuvas que caíram na cidade no ano passado. “A terra chegou até o corredor da casa, perdi muita coisa. A expectativa agora é ficarmos mais seguros e poder dormir tranquilos”, afirmou.

15_06_16_Pref ACM Neto_Encosta Brejal_foto Valter Pontes_AGECOM4A opinião foi compartilhada pelo vizinho Cláudio Ribeiro, de 43 anos e há 30 deles como morador da localidade. A casa onde mora com mais seis pessoas possui dois pavimentos e também foi atingida pelo deslizamento do ano passado. “Agora sabemos que a situação vai melhorar, mesmo”.

O prefeito aproveitou para conversar com a comunidade, orientando os cidadãos sobre o funcionamento e a necessidade de conservar as geomantas, além de receber algumas demandas locais. Duas delas serão atendidas de imediato, que são a melhoria da iluminação e a recuperação do asfalto com a Operação Tapa-Buracos. Também serão avaliadas a recuperação da quadra e a implantação de uma creche.

Aplicação – A aplicação de geomantas para impermeabilização das encostas é uma ação pioneira na Bahia e faz parte da Operação Chuva 2016. A intenção é evitar que as águas pluviais provoquem deslizamentos nos terrenos. Foram contratados pela Prefeitura 44 mil m² do material, composto de PVC e geotêxtil, com cobertura mecânica executada em chapisco jateado de cimento, areia e aditivos, para a prevenção de erosão nas áreas de risco. Já foram instaladas geomantas em localidades como Marotinho, Chapada do Rio Vermelho, Barris e IAPI. No total, cerca de 100 encostas receberão a intervenção na cidade, em um investimento de aproximadamente R$6 milhões.

You may also like