A Prefeitura preparou uma bonita festa para inaugurar o novo Parque Joventino Silva, mais conhecido como Parque da Cidade, que foi completamente requalificado e ganhou novos equipamentos, espaços e infraestrutura, além de mais segurança. A partir das 9h deste sábado (04), o prefeito ACM Neto abre oficialmente a solenidade de reabertura. Ele vai percorrer o parque e enterrará duas capsulas do tempo fabricadas em PVC, ambas com desenhos e pedidos de crianças de escolas públicas do município. A primeira capsula será aberta em 2030, ano em que a ONU definiu como prazo para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). E a segunda em 2049, quando Salvador vai completar 500 anos.
A solenidade acontece às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste domingo (05), quando o parque terá uma programação especial e atrações como o cantor Saulo Fernandes (acessewww.parquedacidade. salvador.ba.gov.br para saber tudo). A reforma do parque, que tem 70 hectares de reserva de Mata Atlântica e restinga, visa prioritariamente integrá-lo à comunidade em volta. A concepção buscou estimular as diferentes formas de utilização do equipamento, com atividades físicas, jogos, e também como extensão das escolas, viabilizando programas educacionais no local e ações desenvolvidas pela ONG Parque Social, que fica dentro da área verde. Tudo isso com a presença de uma base da Guarda Municipal funcionando em regime de 24 horas e novo sistema de iluminação em LED, aumentando a segurança.
Dentre as novidades estão a reforma e duplicação da capacidade do anfiteatro Dorival Caymmi, a instalação de um parque de skate completo – estruturado para receber competições internacionais – ciclovia, área infantil, praça de ginástica, espaço para a pratica de Slackline, de esculturas, artesanato e para os idosos.
Destaque também para o novo gradil, com motivos artísticos, em ferro aço corten, que dá melhor visibilidade ao parque. O novo gradil transparente também substitui o muro de concreto que separava o equipamento do bairro da Santa Cruz. A estátua do filósofo e pensador Confúcio, doada a Salvador pela província chinesa de Shandong, em 2004, ganhou uma nova localização, numa praça de contemplação.