A Prefeitura, por meio da Secretaria de Ordem Pública (Semop), realizou nesta terça-feira (15) o encerramento do curso de capacitação para trabalhadores informais que atuarão no Carnaval de 2016. Cerca de 1.650 ambulantes foram capacitados, número considerado bastante expressivo. A preparação dos vendedores foi feita em parceria com o Sebrae, Defensoria Pública, Guarda Municipal e representante da Schin, patrocinadora oficial do evento. Para minimizar os conflitos que pela natureza da operação surgem no circuito carnavalesco, os ambulantes receberam treinamento sobre manipulação e acondicionamento de alimentos, direitos e deveres, estratégias de compra e venda de produtos, legislação e noções sobre os riscos do trabalho infantil.
“Queremos resgatar a cidadania. O ambulante está sendo visto pela Prefeitura como um componente de grande importância para que a festa do Carnaval saia a contento, seja uma festa pacífica, bonita, e quem venha curtir o Carnaval, seja morador de Salvador ou turista, fique feliz, tenha um bom atendimento, seja bem tratado, que ele veja na festa uma organização”, disse Rosemma Maluf, secretária municipal de Ordem Pública.
Os ambulantes capacitados receberão certificado e estarão habilitados para o licenciamento. Cada um trabalhará com equipamentos fixos e pode colocar até três pessoas como volantes na rua, vendendo dentro do circuito em caixas de isopor menores. “A estimativa para este ano é de cerca de dez mil ambulantes trabalhando na rua, porque, além dos vendedores de isopor, baianas de acarajé, vendedores de alimento, também estarão desenvolvendo atividades nos circuitos carnavalescos”, acrescentou a secretária.