O Centro Judiciário de Solução de Conflitos Pré Processual (Cejusc) da Prefeitura-Bairro Subúrbio e Ilhas teve o melhor resultado quantitativo em solução de casos entre todas as 35 unidades dos Cejuscs do Tribunal de Justiça localizados na capital, no período entre janeiro e abril de 2019. Foram, no total, 141 termos de acordo realizados na unidade suburbana, que fica no bairro de Paripe..
Outras unidades das Prefeituras-bairro também ficaram bem colocadas nas estatísticas do TJBA em relação aos casos solucionados. A Prefeitura-bairro Itapuã foi a quarta colocada, com 97 termos de acordo, e a Prefeitura-bairro Cajazeiras, ficou na sexta posição, com 76.
Conhecido anteriormente como Balcão de Justiça e Cidadania, o Cejusc oferece serviços de mediação e conciliação para solucionar casos de divórcio, pensão alimentícia, dissolução de união estável, reconhecimento espontâneo de paternidade e outras questões cíveis de pequena complexidade.
A Supervisora Jurídica do Cejusc nas Prefeituras-bairro, a advogada Juliana Guanaes comemora o resultado, pois entende que este representa o alcance do serviço aos cidadãos e também enfatiza: “tratando-se de mediação e conciliação os resultados mais importantes são os qualitativos, como acolhimento, escuta, boa combinação e satisfação dos cidadãos. Para isso, o Cejusc aplica questionário de satisfação, que possibilita a avaliação desses impactos”, disse Juliana Guanaes.