Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email
Vereador Euvaldo Jorge
Vereador Euvaldo Jorge

A Secretaria de Manutenção do Município (SEMAN) deve incluir nas praças públicas de Salvador o Parque Acessível, com equipamentos para crianças portadoras de mobilidade reduzida. A proposta é do vereador Euvaldo Jorge (PPS), que teve seu projeto de indicação aprovado na Câmara Municipal. O objetivo é fazer com que todas as crianças da cidade tenham momentos de lazer em um espaço público. “A instalação destes equipamentos em praças da cidade é uma forma de contemplar todas as crianças portadoras de algum tipo de deficiência. Sem falar que a inclusão melhora a autoestima da criança, já que ela passa a conviver no espaço público com outras crianças e consequentemente com interatividade e troca de experiências. O uso dos equipamentos também fará com que as funções cognitivas da criança melhorem, e consequentemente o seu desenvolvimento psico motor”, explica Euvaldo.

De acordo com o vereador, um modelo do que o projeto sugere já está funcionando no Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral – NACPC, que atende a 420 crianças e adolescentes, segundo dados da própria entidade. “Essa iniciativa fará de Salvador uma cidade inclusiva, e também poderá contribuir para que estas crianças evoluam em seus aspectos clínicos”, finalizou.
Na cidade de São Paulo já existe um parquinho infantil acessível desde 2014, e a sua instalação contou com a colaboração da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), que disponibilizou terapeutas para ajudar a projetar os brinquedos, ao lado de engenheiros e arquitetos voluntários. Ao todo são quinze peças no local, como balanços para crianças com dificuldades motoras e equipamentos com recursos para o uso por cadeirantes. Cidades como Recife e Porto Alegre também já têm um Parque Acessível. 

You may also like