Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Pressão ArterialEm alusão ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão, os postos de saúde da rede municipal de Salvador promoverão entre 26 a 29 de abril, uma série de atividades públicas e palestras relacionadas ao assunto. Durante essa semana, os profissionais de saúde também intensificarão a realização de serviços de aferição da pressão arterial, testes de glicemia, além de prestação de orientações nutricionais para os usuários das unidades básicas.

De acordo com dados da Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, estima-se que cerca de 676 mil sofram de “pressão alta”.

Para garantir a assistência dos soteropolitanos acometidos pela doença crônica, a Secretaria Municipal da Saúde oferta nas 117 unidades básicas da capital baiana o atendimento integral através de equipes multidisciplinares formadas por médicos, enfermeiros, nutricionistas e educadores físicos, além da dispensação gratuita de medicamentos para controle da patologia.

Sintomas – Hipertensão arterial é doença traiçoeira, só provoca sintomas em fases muito avançadas ou quando a pressão arterial aumenta de forma abrupta e exagerada. Algumas pessoas, porém, podem apresentar dores de cabeça, no peito e tonturas, entre outros, que representam um sinal de alerta. Apesar de não ter cura, através de um tratamento adequado a patologia pode ser controlada.

 

You may also like