O Ministério da Saúde através de convênios com clínicas particulares distribui gratuitamente o colírio de tratamento para combater o Glaucoma, destinado à população mais carente.
Com as medidas governamentais, especialmente das prefeituras, estabelecimentos comerciais como shoppings e centros comerciais estão impedidos de funcionar, entretanto, a grande maioria dessas clínicas particulares estão estabelecidas nessas estruturas comerciais.
O dilema se concentra na dificuldade da entrega do colírio às pessoas previamente cadastrados nas clínicas particulares.
Em face ao problema, as prefeituras poderiam permitir excepcionalmente às clínicas, com dia e hora marcada, que as pessoas cadastradas no programa do Glaucoma pudessem ir às clínicas obter as suas doses de colírio.
Ou então, em áreas externas dos shoppings ou centros comerciais, como estacionamentos, as entregas do colírio para o Glaucoma, fossem realizadas.
Nesse contexto, como reflexão para as autoridades, devemos permitir que a população tenha uma saúde oftalmológica para a população combater a COVID-19 com mais nitidez e cuidados.