O Podemos Negritude Bahia deu posse à nova diretoria que vai comandar os destinos do núcleo, durante solenidade realizada na noite desta quinta( 16), no Auditório do Centro Cultural da Câmara Municipal.
A posse foi precedida por um debate sobre a inserção do negro nas estruturas de poder e os tipos de violência contra a população negra, em especial contra a juventude da periferia de Salvador.
Diante da plateia, os novos diretores reforçaram a denúncia da falta de oportunidades da população negra ao mercado de trabalho ou nas universidades públicas. “Pretendemos ter acesso a melhores cargos e mostrar que estamos preparados. Hoje, o negro tem melhor qualificação após travar batalhas diárias por justo espaço mas ainda está longe do ideal. Queremos abrir mais possibilidades”, enfatiza o presidente Adenilton Oliveira. “Com luta e conhecimento nós podemos ver o negro no poder”.
Participaram da solenidade, o coordenador da Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia, Ailton Ferreira, o ex subsecretário da Reparação de Salvador, Edmilson Sales, o diretor do Coletivo de Entidades Negras, Gabriel Teixeira e representantes de movimentos negros.