Adiada em respeito às vítimas do acidente envolvendo a embarcação Cavalo Marinho I, a solenidade de celebração ao Dia do Soldado, nesta desta sexta-feira (1), na Vila Militar do Bonfim, prestou homenagens a 199 policiais. Em destaque, entre os agraciados, estiveram os cinco PMs que estavam na embarcação e participaram do salvamento e resgate de vítimas da tragédia.
O sargento Jonas Coelho de Araújo, lotado na 5ª CIPM, o cabo Jailson Nascimento Cardoso, da Rondesp/BTS, e os soldados Davi Borges Souza, também da 5ª CIPM, Valdemar Alves de Freitas Júnior, da 1ª CIPM, e André Luis Batista de Oliveira, da 23ª CIPM, receberam os aplausos de colegas e familiares que assistiam a cerimônia. Ainda em recuperação, o soldado André Luis não pode comparecer à homenagem.
“O ato heroico destes bravos guerreiros mostrou o verdadeiro espírito do soldado, que mesmo diante do perigo, escolhe se dedicar a salvar o próximo”, parabenizou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. No total, 132 policiais receberam a medalha do mérito Marechal Argolo – Visconde de Itaparica, 52 a homenagem ‘destaque operacional’, e outros 15 do Mérito Policial Militar.
“No final das contas somos todos soldados, trabalhamos com um único objetivo que é promover a segurança da população”, finalizou Barbosa. As homenagens são uma forma de reconhecimento aos profissionais que tiveram atuações de destaque entre os meses de março e agosto deste ano.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, ressaltou a importância da polícia na sociedade, em especial do papel dos soldados da PMBA. “As boas práticas precisam ser destacadas. Nossa corporação é imensa com mulheres e homens de bem que levantam todos os dias com o propósito único de arriscar suas vidas em defesa do bem estar social. Isso por si só já é motivo de orgulho”, afirma. O vice-governador da Bahia, João Leão, e o subsecretário da SSP, Ary Pereira de Oliveira, também prestigiaram o evento.
Fonte: Ascom/SSP