A Operação Ronda Escolar iniciou, nesta segunda-feira (21) e segue até a próxima sexta (25), o I Curso de Operador de Policiamento Comunitário Escolar ofertado para policiais militares de unidades da capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS). As aulas acontecem no Colégio da Polícia Militar (CPM), unidade dos Dendezeiros.
Além dos 39 PMs, também participam quatro guardas municipais convidados. O treinamento de 40 horas é composto por aulas teóricas e práticas, que ocorre na próxima quarta-feira (23), ofertadas na Associação Baiana de Tiro, em Simões Filhos.
De acordo com o major PM Adriano Chastinet, comandante da especializada, a atualização visa preparar os militares para atuar no ambiente escolar cujo público é majoritariamente formado por menores de idade. “Todos os instrutores já atuam nas áreas escolar ou de policiamento comunitário”, detalhou o oficial.
O comandante falou ainda que existem dois projetos, para uma segunda turma deste curso e para a formação de multiplicadores que será ministrado em 120 horas. “Também desejamos estender a ação para as escolas no interior do estado. Atualmente, na capital, já atendemos a 675 instituições de ensino, estaduais e municipais, além de outras privadas”, finalizou.
Fonte: Ascom / Marcia Santana