Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email
Pelourinho - Foto: Subúrbio News
Pelourinho – Foto: Subúrbio News

No mês em que se comemora a Consciência Negra, a programação cultural do Pelourinho Dia e Noite está para lá de especial. Nesta semana, as atividades se unem à Terça da Bênção (ontem) e à Feira da Cidade (14 e 15), formando juntas um vasto cronograma de atrações que podem ser aproveitadas por pessoas de todas as idades.

 
Segue até o dia 30 a exposição com obras de Iraquitan Sá fotografadas por Saulo Kainuma, em cartaz na Galeria a Céu Aberto, no Terreiro de Jesus. A mostra é uma homenagem do artista aos 30 anos de tombamento do Pelourinho como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
 
Nesta quinta-feira (12), tem Poesia no Pelô com o grupo Nós, Por acaso. Três amigos do teatro e amantes da poesia – a atriz e diretora teatral Alda Valéria, o ator Marcos Machado e a arte-educadora e poeta Cilene Canda – realizam juntos uma performance com poemas de amor, políticos, eróticos e sobre a própria poesia nas ruas, bares e restaurantes do Pelourinho, das 19h às 21h. No repertório, textos de Drummond, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Ametista Nunes, Douglas de Almeida, Leminski, Solano Trindade, entre outros.
 
Música – Na sexta-feira (13), o som da guitarra baiana invade o Cruzeiro de São Francisco entre 18h e 19h, através da ação Música nas Esquinas com o guitarrista, compositor e bandolinista Fred Menendez. Conhecido por sua habilidade em tocar o instrumento, o músico possui uma discografia contendo cinco álbuns autorais e já participou de festivais na Europa, como o Chietinstrada Buskers Festival, na Itália. Além disso, já desenvolveu projetos relacionados à música instrumental em Salvador, como o “Domingos Instrumentais” na Ponta do Humaitá, e foi o idealizador do Rixô Elétrico, uma espécie de carro movido a pedais em que podem ser realizadas apresentações musicais de médio porte em espaços públicos.
 
No sábado (14), o grupo de samba de roda Fogueirão se apresenta das 19h às 20h30 nas ruas do Pelourinho. A associação surgiu na região da Avenida Vasco da Gama na década de 1980 e se apresenta durante os festejos juninos no bairro e adjacências. A agremiação também realiza concurso de samba junino no Engenho Velho da Federação, a Lavagem da Rua 11 de Agosto na Avenida Vasco da Gama e participa de festas populares, como o Carnaval, Lavagem do Bonfim e a Festa de Iemanjá.
 
No domingo (15), é a vez do grupo Rumpilezzinho (Laboratório Musical de Jovens), que se apresenta das 18h às 19h, na Cruz do Pascoal. Criado pelo compositor e pesquisador Letieres Leite, o projeto buscou aproximar 20 jovens instrumentistas com o Universo Percussivo Baiano (UPB) e habilitá-los para uma nova forma de pensar música, em que se busca reconstruir e reconectar os saberes em música afro-baiana.
 
Concerto nas Igrejas – A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco vai receber o Quarteto Carybé, grupo integrante do Neojibá – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia no próximo domingo (15), das 11h às 12h, pelo Concerto nas Igrejas. O grupo é composto por Guilherme Teixeira (violino), Priscila Gabrielle (violino), Jhonatan Santos (viola) e Laís Tavares (violoncelo). No repertório estão peças que fazem parte do catálogo de formação de um quarteto de cordas tradicional, assim como arranjos de compositores da música popular brasileira como Guerra Peixe e Alberto Nepomuceno, além de compositores contemporâneos.
 
Crianças – A Programação Infantil vai ter dose dupla nesta semana. As atividades começam no sábado (14), às 14h, no Terreiro de Jesus, com o espetáculo “Orum Aiyê”, interpretado por Wellington Rosário e Felipe Bittencourt. A peça conta a história do surgimento do mundo baseado na cultura dos yorubás. No domingo (15), às 16h, no mesmo lugar, o Projeto Ibeji vai reunir a performance cênica “História que Ouvi e Vivi”, interpretada pelos jovens atores do Centro de Pesquisa Moinhos de Arte, e a  contação de histórias africanas e afro-brasileiras “Histórias de lá e de cá”, realizada por Leno Sacramento e Shirley Sanjeva.
 
Casa do Benin – Continua em cartaz a exposição “Casarios”, de Diógenes Simões. O artista, que nasceu do Pelourinho, exprime em suas telas sua percepção sobre o local, com destaque para as edificações históricas, e faz um paralelo com a arquitetura presente em São Cristóvão – Sergipe, cidade que também possui patrimônio tombado pela Unesco. Além disso, a mostra apresenta obras com ilustrações de natureza morta, praias e retratos. A exposição fica em cartaz até 30 de novembro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
 
Ainda há vagas para a oficina de Bordados Barafunda, ministrada pela professora Ekede Itana todas as quintas-feiras, até dezembro. Nas aulas, os alunos aprendem a fazer bordados tradicionais feitos à mão, conhecidos como barafundas, bainha aberta ou asa de mosca, que eram desenvolvidos pelas mucamas para ornamentar as roupas das senhoras na época de escravidão e cuja prática está entrando em desuso. A mensalidade custa R$40 e as inscrições são feitas no local.
 
Feira da Cidade – Também com apoio da Prefeitura de Salvador, a Feira da Cidade estará integrada neste fim de semana à programação cultural do Pelourinho Dia e Noite com diversas atividades no Terreiro de Jesus. Além do show da banda Araketu, às 16h do sábado (14), a Feira vai trazer para as ruas referências da cultura negra sob o olhar do coletivo Criadores, com exposições fotográficas e editoriais de moda, além da participação da equipe do salão Mukanã Dredlocks.
 
O evento, que entra na sua terceira temporada, também terá Visita Guiada, sucesso na última edição da Feira no Centro Histórico. O passeio gratuito tem uma hora de duração e leva o público a conhecer as ruas do Pelourinho, acompanhado por um guia. O roteiro começa no Terreiro de Jesus, onde vai acontecer a Feira da Cidade, passando pelos principais pontos turísticos como museus igrejas. O tour acontece em parceria com Sindicato dos Guias Turísticos da Bahia (Singtur) e terá seis saídas, sendo três no sábado (14) e as outras no domingo (15), às 11h, 13h e 15h. Para participar do passeio é preciso fazer a inscrição através do link http://migre.me/s4JvD até a sexta-feira (14). Vale lembrar que são 30 vagas por passeio. 
 
Além da diversidade gastronômica e das curiosidades dos estandes de arte, que já são tradição no evento que reúne música, moda, manufatura e cultura, quem for à Feira vai curtir também uma programação musical que conta ainda com o percussionista Gabi Guedes, o grupo Samba de Verdade, além dos Djs Pureza, Ian da Back in Bahia, Maurício do Batekoo e atividades infantis. A Feira da Cidade começa no sábado (14) às 11h e segue até às 20h. Já no domingo (15), o evento inicia às 9h e encerra às 20h.
 

You may also like