O Governo Estadual anunciou, na manhã da terça-feira (28), o Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (PEEVCM), elaborado pela Secretaria da Segurança Pública em parceria com outras pastas estaduais e a Medalha do Mérito três Marias, concedida pela Polícia Militar da Bahia.
Os anúncios foram apresentados durante o 1ª Encontro de Gestoras Públicas, no auditório Jutahy Magalhães, na Assembleia Legislativa da Bahia, que contou com a participação da superintendente da Sprev, major Denice Santiago, da delegada Geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, e da perita criminal Ana Cecília Cardoso Bandeira, diretora-geral do Departamento de Polícia Técnica e do comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho.
ssp
O documento foi elaborado em parceria com as Superintendências de Prevenção à Violência (Sprev) e Integrada da Ação Policial (Siap) da SSP, Secretarias de Políticas para as Mulheres, de Saúde, de Justiça e Direitos Humanos, de Assistência e Desenvolvimento Social e de Promoção à Igualdade Racial e dos Povos Tradicionais. O plano busca a redução do feminicídio em 2,1 mortes por 100 mil mulheres, até 2032.
A major Denice Santiago, superintendente de Prevenção à Violência da SSP, apresentou o PEEVCM e explicou que ele é dividido em ciclos. “Este plano está dividido em ciclos e com metas pré-determinadas. Cada dois anos forma um ciclo e tem duração total de 10 anos. O objetivo é a redução da taxa de feminicídios, na Bahia, para 2,1% a cada 100 mil habitantes”, explicou.
A iniciativa vai movimentar as quatro forças de segurança (polícias Civil, Militar, Técnica e Corpo de Bombeiros) para alcançar a meta.
Entre as estratégias que serão adotadas para isso aparecem a capacitação continuada dos profissionais de segurança, a universalização do emprego de soluções de tecnologia da informação e comunicação, o fortalecimento da cobertura das unidades especializadas de atendimento à mulher, o aperfeiçoamento das práticas de gestão organizacional para a integração do atendimento e outras.
Para homenagear aqueles que tiveram papel especial na trajetória da mulher na Polícia Militar da Bahia, a corporação contará com a Medalha do Mérito Três Marias – heroínas do Brasil – Maria Felipa, Maria Quitéria e Joana Angélica. A insígnia foi anunciada pelo Governo do Estado.
A condecoração foi idealizada pelas majores Karina Lima, Sara Rocha e pela capitã Flávia Carvalho.
Fonte: Ascom/ Marcia Santana