Preocupado com os alagamentos ocasionados pela obstrução das bocas de lobo atualmente utilizadas em Salvador, o vereador Orlando Palhinha (DEM) apresentou, essa semana, na Câmara, o Projeto de Lei Nº 013/16, que sugere a implantação de dispositivo chamado “boca de lobo inteligente”. O equipamento nada mais é do que uma caixa coletora confeccionada em material termoplástico, que é instalada no interior dos bueiros, com a capacidade mensurada de acordo com os parâmetros técnicos dos bueiros da cidade.
Essa caixa coletora age como uma peneira, através da grade existente atualmente, permitindo a passagem de água, mas retendo todo o material sólido (lixo). Segundo Palhinha, “com este modelo, visamos o bem-estar da sociedade como um todo, que além de evitar tantos alagamentos, busca também solução para diversos outros problemas como mau cheiro e proliferação de doenças, ratos, baratas e outros insetos”.
A chamada “boca de lobo inteligente” possui um mecanismo que mantém o local fechado sendo que, ao receber o volume da água das chuvas ou de outra fonte, abre-se automaticamente, permitindo a vazão por completo.