O cérebro precisa de bastante energia para funcionar plenamente. O resultado dessa atividade intensa é a formação de resíduos que atacam as próprias células cerebrais. São os radicais livres que provocam o desgaste do órgão, aceleram o envelhecimento de todo o corpo e também podem causar doenças degenerativas como o Mal de Alzheimer.
Quanto mais deterioradas estiverem as células cerebrais, menor será a atividade mental. O azeite é um ótimo aliado para combater os radicais livres por ser uma gordura de boa qualidade, que auxilia na formação de células nervosas saudáveis.
Foto: Thinkstock/Getty Images
Ação antioxidante
O óleo também é rico em vitamina E, que possui propriedades antioxidantes. Isso previne a degeneração das células cerebrais, favorecendo a manutenção do sistema nervoso.
“Os ácidos graxos presentes no azeite regulam a energia na região cerebral e são componentes da estrutura das células nervosas e da membrana que cobre parte dessas células e auxilia na rapidez com que as informações são transmitidas”, destaca a nutricionista Bianca Innocencio.
Como escolher
A escolha do azeite como a principal fonte de gordura do cardápio é a melhor opção para manter uma alimentação saudável, sem abrir mão do sabor. O azeite do tipo extravirgem é extraído diretamente da azeitona, sem processos químicos. Além disso, possui mais antioxidantes que os demais óleos produzidos a partir de grãos e sementes.
Na hora da compra
– Prefira sempre o extravirgem, o mais rico em antioxidantes;
– Opte por embalagens de vidro escuro, que não interferem na qualidade nutricional do óleo;
– Verifique a data de fabricação. Os mais novos são melhores;
– Confira se o produto não é composto, ou seja, se foi misturado com outros óleos.
Como utilizar
Adicione o azeite no fim do preparo dos alimentos, para evitar a oxidação e a perda das propriedades benéficas pelo calor. Outra opção é incluir o óleo no tempera da salada e aliá-la a uma alimentação saudável.
Dica
Para quem deseja ter uma memória forte, o consumo do azeite deve ser adotado junto com outras práticas, como: dieta equilibrada, prática de exercícios físicos e boas noites de sono.
Consuma com moderação!
O azeite é mais saudável que os outros óleos, mas é tão calórico quanto. Apenas 1 grama fornece 9kcal. Pessoas com pancreatite ou pedra na vesícula também devem restringir o consumo e consultar o médico e/ou nutricionista.
Alto Astral